Memecoins como proteção contra o Bitcoin? novo estudo diz que sim
Dogecoin, Shiba Inu, tokens DEFI e até tokens do metaverso podem ser úteis, diz um novo estudo publicado na Finance Research Letters.
“Os portfólios de moedas meme atuam como hedges potenciais para o Bitcoin. No entanto, portfólios compostos por DeFi, memecoins, contratos inteligentes, metaversos ou criptomoedas de privacidade agem como refúgios para movimentos extremos no preço do Bitcoin”, afirmam os autores.
Eles analisam os movimentos de preços de criptomoedas com valor de mercado acima de US$ 100 milhões desde seu lançamento até 8 de junho de 2022. Cada uma é categorizada como memecoin, defi ou metaverso, dependendo do rótulo do site Coinmarketcap.
Eles descobriram que “todos os portfólios de altcoins geram coeficientes negativos e, na maioria dos casos, coeficientes negativos altamente significativos, indicando sua capacidade de atuar como portos seguros para o Bitcoin em tempos de turbulência no mercado.
Ao examinar o quantil de 5%, o portfólio do metaverso aparece como o melhor porto seguro para portfólios ponderados por valor, enquanto o portfólio de moedas memes é considerado o melhor no quantil de 2,5%.
A descoberta mais interessante é a relação entre o bitcoin e outras criptos durante “períodos de bolha e não bolha”. Eles dizem:
“No período de bolha, o coeficiente das cinco carteiras é positivamente significativo, indicando que elas não são capazes de atuar como hedge para o Bitcoin.
No período sem bolha, nosso portfólio de moedas meme é um hedge significativo para o Bitcoin e todos os outros portfólios têm coeficiente positivo e significativo.
Ao examinar o quantil 1%, descobrimos que todos os portfólios fornecem benefícios significativos de refúgio para o Bitcoin no período sem bolha. Portanto, a capacidade dos portfólios de altcoins de atuar como hedges e portos seguros muda se estamos em períodos de bolha ou não.”
Essas descobertas são interessantes porque são apoiadas pela observação de ursos anteriores geralmente tendo uma moeda ou token de contra-tendência que tiveram alta mesmo enquanto o bitcoin perdeu valor.
No último ciclo de baixa do Bitcoin, a altcoin em alta foi a ChainLink. Antes disso, EOS. Mais geralmente, há a temporada de altcoins, principalmente durante o período de touros, quando outras criptos sobem após o bitcoin atingir um pico.
Para as criptomoedas de contra-tendência, é difícil identificá-las, exceto após o evento.
A categorização das criptos, portanto, pode potencialmente abrir caminho para índices tokenizados ou centralizados que mais facilmente podem fornecer exposição a uma ampla classe de criptomoedas.
Nesse caso, você não precisaria identificar a criptomoeda de contra-tendência, pois ela apenas refletiria no índice.
Isso permite uma diversificação mais ampla, já que o hedge agora é protegido em crescente sofisticação financeira criptográfica.
Fonte: Livecoins