Conheça o Ñeripeso, a criptomoeda uruguaia cujo valor é determinado pela comunidade de usuários

O $ÑIERI foi batizado a partir da gíria uruguaia para “amigo do peito”, um nome muito apropriado para uma moeda que nasceu como um experimento econômico e social baseado na confiança.

O Ñeripeso é uma criptomoeda criada no Uruguai como um experimento econômico e social que pretende ressaltar o aspecto altruísta dos ativos digitais e sua capacidade de criar comunidades em torno de princípios comuns que não sejam simplesmente obter ganhos financeiros. 

Como declarou ao El País Uruguai um dos seus idealizadores, o escritor Juan Grunwaldt, o Ñeripeso “é uma simulação para compreender ou para nos questionarmos onde está o valor ou o que é valor?”

O token baseado na Binance Smart Chain não é conversível por outros criptoativos ou moedas fiat. O $ÑIERI funciona como uma unidade de troca digital que intermedia a aquisição de mercadorias e a prestação de serviços cujos valores são determinados pelos membros da comunidade que se formou em torno dele no Discord. É através do aplicativo que os bens e serviços são oferecidos e negociados, e as transações, consumadas.

Ali, no espaço virtual, os valores se tornam relativos, e um computador pode ter o mesmo valor que uma garrafa térmica, conforme relatou Grunwaldt ao El País:

“Outro dia uma garrafa térmica e um computador foram leiloados ao mesmo tempo, e a garrafa térmica valia cinco vezes mais que o computador, algo que no mercado convencional é ridículo”, disse Juan Grunwaldt, um dos criadores deste instrumento. AFP. Naquele momento havia mais gente que precisava da garrafa térmica, ou o computador não era tão interessante”

Lançada em 20 de junho por Grunwaldt e um grupo de amigos, inicialmente um milhão de unidades do token foram distribuídas gratuitamente a 100 pessoas próximas. Depois, foi feita a distribuição de 100.000 $ÑIERI a qualquer um que tivesse interesse. Bastava preencher um formulário disponibilizado no Discord e solicitar o envio das moedas.

Uma vez que 2,5% do estoque total de 18,9 bilhões de $ÑIERIs entrou em circulação, o restante passou a ser oferecido mediante a realização de alguma contribuição voluntária para a comunidade, como por exemplo a criação de memes sobre o criptoativo ou pelo simples compartilhamento de receitas gastronômicas.

Hoje, a comunidade do Ñeripeso no Discord já conta com mais de 5.400 pessoas e há 2.192 endereços ativos na BSC cujas carteiras possuem alguma quantia dos 527 milhões de $ÑIERI atualmente em circulação, de acordo com reportagem do The Block publicada na segunda-feira.

Recentemente, a primeira empresa uruguaia rendeu-se ao fenômeno, estabelecendo a primeira conexão direta do $NIERI com o “mercado real”. Agora, o popular refresco Nix – “o refresco dos uruguaios” – poderá ser comprado com Ñeripesos. No entanto, as negociações continuarão sendo feitas dentro da plataforma e o preço será definido em comum acordo entre a empresa e a comunidade.

Grunwaldt acedita que o propósito inicial de Satoshi Nakamoto ao criar o Bitcoin (BTC) era “ajudar as pessoas”. A especulação foi um efeito colateral inevitável, a qual o Ñeripeso deliberadamente excluiu do seu sistema ao distribuir “dinheiro” de graça. Assim, “outro tipo de valor é reconhecido”, e não apenas o financeiro, disse Gunwaldt ao El País Uruguai.

Sem fazer planos a respeito do futuro do token, Grunwaldt afirmou que a repercussão e o alcance do experimento estão cumprindo os propósitos originamente almejados pelos idealizadores: 

“As pessoas não estão especulando sobre o futuro, mas estão o desfrutando o agora, no presente. Eles se divertem na plataforma, precisavam desta lufada de ar fresco. O valor não está na especulação, mas no que as pessoas fazem no dia-a-dia. Quem participa ativamente da comunidade a entende assim: acredita que o Ñeripeso tem valor e não se importa se ele tem ou não comparação com outra moeda”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...