Médico tenta vender NFT do raio X de sobrevivente do Bataclan
Um cirurgião francês está sendo processado após tentar vender o raio X de uma paciente em formato NFT. Ela era spbrevivente do ataque ao Bataclan e não havia autorizado a criação do ativo.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o cirurgião responde a um processo judicial pela tentativa de vender o token não fungível (NFT). A sobrevivente francesa ficou chocada ao saber do ocorrido e resolveu tomar medidas.
O cirurgião se referia à vítima como “uma jovem que havia perdido o namorado no massacre, morto à tiros pelo Estado Islâmico”.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
O acusado é um cirurgião ortopédico sênior do hospital Georges Pompidou, em Paris e esta não é sua primeira passagem pela Justiça. Uma delas é uma acusação disciplinar, por quebra de decoro.
Nesse outro caso, ele teria descrito publicamente uma paciente, divulgando informações sigilosas e privadas.
“Este médico, não satisfeito em quebrar o dever de sigilo médico para com esse paciente, achou que seria uma boa ideia descrever a vida privada dessa jovem, tornando-a perfeitamente identificável”, observou a advogada da vítima.
O médico também teria ligado para a paciente com a desculpa de se justificar, mas sem dar mostras alguma de arrependimento. Os motivos que o levaram a vender o NFT não foram divulgados.
O ataque ao Bataclan foi parte de uma série de tiroteios e ataques à bombas em plena capital francesa, na noite de 13 de novembro de 2015. O incidente resultou na morte de 130 pessoas.
Venda do NFT foi cancelada
Com tanta movimentação, o NFT do Raio X foi retirado da OpenSea, onde estava à venda. A expectativa é que ele seria vendido por cerca de US$ 2.776
Representantes do mercado afirmam que essa foi a primeira vez que eles receberam um NFT tão exótico.
Outros objetos já foram transformados em NFTs e vendidos por milhões de dólares, entre eles estão o martelo na Christie’s por 69,3 milhões de dólares (51,2 milhões de libras) e o primeiro SMS enviado por um telefone celular em 1992 vendido como um NFT em um leilão de Paris por € 107.000.
O artigo Médico tenta vender NFT do raio X de sobrevivente do Bataclan foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.