MasterCard e VISA vão classificar criptografia e ICOs como “alto risco” e aumentar monitoramento, dizem fontes

As gigantes do pagamento MasterCard e VISA irão agrupar em breve as jurisdições de criptomoeda e Oferta Inicial de Moedas (ICO) em uma nova categoria de “alto risco”, informou um site de notícias financeiras Finance Magnates, na sexta-feira, 14 de outubro.

De acordo com o Broker Complaint Registry, alguns detalhes da próxima classificação da MasterCard já haviam se tornado públicos em maio deste ano. O registro observa que as opções binárias, CFDs, forex, opções de criptomoedas e ICOs se enquadrarão em uma nova categoria de “Operadoras de Títulos de Alto Risco” a partir de 12 de outubro de 2018, e estarão sujeitas a monitoramento adicional.

De acordo com a Finance Magnates, o agrupamento significa que os estornos poderiam ser executados até 540 dias após a data real da transação.

Fontes anônimas familiarizadas com o assunto confirmaram para a Finance Magnates que a nova classificação da MasterCard começará na segunda-feira, 15 de outubro, enquanto a VISA planeja implementar um agrupamento similar em dezembro deste ano.

O agrupamento tem como alvo todas as empresas que operam seus negócios sem licenças ou não as exigem, o relatório de fontes.

Algumas empresas associadas já informaram a seus clientes que deixarão de aceitar cartões de crédito, de acordo com a Finance Magnates, o que significa que os clientes de corretores que operam negócios mal regulados terão que depender inteiramente de transferências bancárias eletrônicas ou escolher opções de pagamento alternativas.

O anúncio divulgado pela MasterCard está alinhado com a postura antí-cripto geral expressa publicamente pela empresa. Em julho de 2018, o CEO da MasterCard, Ajaypal Banga, argumentou que as criptomoedas anônimas não emitidas pelo estado são “lixo”, devido à sua alta volatilidade e incapacidade de operar como meio de troca.

A VISA parou de oferecer suporte a cartões débito de cripto por meio de uma parceria com a provedora de cartão de débito WaveCrest em janeiro deste ano, com cartões afetados incluindo produtos da CryptoPay, Bitwala, TenX, Wirex e outros.

Hoje cedo, Cointelegraph publicou uma entrevista com o conhecido economista americano Nouriel “Dr. Doom ”Roubini, que havia previsto a crise financeira de 2008. Na entrevista, Roubini voltou a falar negativamente sobre criptomoedas, comparando-as desfavoravelmente ao mercado financeiro tradicional, e alegando que o grande altcoin Ethereum (ETH) é um golpe.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...