Mastercard e gigantes financeiros testam blockchain para liquidações
Em um esforço para aproveitar a tecnologia de ponta, a Mastercard, a Visa, o JPMorgan e o Citigroup estão preparando o terreno para o que pode ser uma revolução nos mercados financeiros com soluções de blockchain.
Os gigantes financeiros se uniram para lançar a Rede de Liquidação Regulamentada (RSN).
Tecnologia de registro distribuído para liquidações de vários ativos
A RSN planeja integrar dinheiro de bancos comerciais com fundos de bancos centrais de atacado e vários títulos, incluindo títulos do Tesouro dos EUA e dívidas com grau de investimento. Ao facilitar as liquidações em dólares americanos, portanto, o projeto testa a viabilidade de um ecossistema financeiro mais interconectado com a tecnologia blockchain.
Além disso, é interessante notar que o New York Innovation Center do Federal Reserve Bank of New York endossou essa iniciativa.
Leia mais: Como comprar Chainlink (LINK) e tudo o que você precisa saber
No entanto, a estrutura colaborativa da RSN vai além de uma simples parceria. Em suma, trata-se de um esforço robusto que inclui participantes importantes como Swift, Deloitte e bancos norte-americanos de destaque, como Wells Fargo e TD Bank. Cada participante contribui com um conhecimento exclusivo, promovendo a adoção da tecnologia blockchain em todo o sistema financeiro dos EUA.
Um teste de 12 semanas concentrou-se em pagamentos domésticos interbancários e internacionais. Essa nova fase, portanto, se baseia nesse alicerce, envolvendo mais instituições financeiras e órgãos consultivos, como a Securities Industry and Financial Markets Association (SIFMA), para garantir uma abordagem completa da implantação dessa tecnologia.
O Vice-Presidente Executivo de Blockchain e Ativos Digitais da Mastercard, Raj Dhamodharan, destacou o impacto potencial,
“A aplicação da tecnologia blockchain às liquidações de dólares poderia desbloquear a próxima geração de infraestruturas de mercado”, disse Dhamodharan.
A iniciativa RSN tem como objetivo simplificar o processo de liquidação, mesclando várias formas de dinheiro e títulos em uma única plataforma. Isso reduz o risco de erros e fraudes e fortalece a infraestrutura financeira contra ineficiências operacionais.
Por fim, os gastos com soluções de blockchain estão aumentando, e as previsões sugerem que chegarão a US$ 19 bilhões até 2024, com os principais participantes financeiros envolvidos nesse teste. No entanto, essa fase é exploratória e não garante uma mudança para a implantação comercial.
O artigo Mastercard e gigantes financeiros testam blockchain para liquidações foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.