Mastercard anuncia pagamentos instantâneos para sobreviver ao Pix no Brasil

A Mastercard anunciou nesta quarta-feira (30) um novo sistema de pagamentos instantâneos para rivalizar com o Pix. A novidade é lançada em parceria com a empresa de software ACI Worldwide, especializada na modalidade.

Segundo nota no Valor, a ACI irá oferecer à Mastercard uma infraestrutura de processamento de pagamentos instantâneos capaz de liquidar a transação imediatamente.

A solução se parece com o próprio Pix, que é operado pelo Banco Central.

O real-time payment já é realidade em 40 países. Acreditamos no potencial de crescimento de todo o mercado. Assim, em vez de oferecermos nosso serviço individualmente para cada interessado, agora, com a Mastercard, podemos disponibilizar uma solução completa. Nós temos a conexão com os bancos e a Mastercard, a infraestrutura.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

Pix impõe nova concorrência a cartões

A nova parceria quer aproveitar a procura por pagamentos instantâneos que deverá vir na esteira do Pix. Mas, além disso, visa dar aos cartões uma alternativa para não perderem relevância se o Pix de fato se tornar muito popular.

Com custo zero para consumidores e muito mais barato para lojistas, o Pix poderá desencorajar o uso de cartão de débito no Brasil. Isso porque, apesar de ser de graça para clientes finais, as transações no débito geram uma taxa para o estabelecimento.

O valor é uma combinação entre cobranças do processador de pagamentos, do banco e da bandeira do cartão, além da provedora da maquininha. Já no Pix, o Banco Central substitui o processador e a bandeira. Além disso, o BC cobra muito pouco do banco e a máquina de cartão é dispensável.

Mastercard e ACI não chegaram a oferecer detalhes da parceria. Não se sabe, portanto, se a rede de pagamentos instantâneos terá alguma vantagem frente ao Pix, como custo mais baixo.

Além da Mastercard, a empresa visa oferecer seu serviço para outros bancos centrais pelo mundo que queiram adotar liquidação imediata, mas não desejam criar a infraestrutura do zero como ocorre no Brasil.

O artigo Mastercard anuncia pagamentos instantâneos para sobreviver ao Pix no Brasil foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...