Adoção em massa será terrível para as criptomoedas

De transações reversíveis a maior regulamentação e uma crescente onda de censura, a adoção em massa fará com que as criptomoedas se pareçam mais com os sistemas dos quais estamos tentando escapar.

Durante anos, a adoção em massa foi lançada como o fim do jogo das criptomoedas. Devemos imaginar um mundo onde possamos pagar nosso café da manhã com stablecoins e colocar hipotecas on-chain para serem usadas como garantia em finanças descentralizadas (DeFi). Em um mundo em que a criptomoeda se tornou popular, os preços provavelmente atingiriam as máximas de todos os tempos, mas a que custo?

Concessões inevitavelmente seriam feitas para atender às expectativas dos consumidores para realizar esse futuro.

Embora a proliferação do banco on-line possa parecer que preparou o terreno para uma transição perfeita para o DeFi, os clientes de finanças tradicionais (TradFi) estão acostumados a um nível de segurança inerente ausente no DeFi. Ao contrário das finanças tradicionais, onde as cobranças podem ser declaradas fraudulentas e os maus atores são proibidos de listar fundos negociados em bolsa, não há autoridade centralizada para registrar uma reclamação ou revisar as ofertas iniciais de moedas em criptomoedas. Embora isso possa parecer intimidante, é precisamente o que torna o espaço único; os usuários recebem controle total e soberano sobre suas finanças, e as equipes podem criar produtos sem necessidade de permissão.

O consumidor médio esperaria estar protegido contra hacks e exploits e receber proteção de estorno para fazer a transição do TradFi. As medidas necessárias para atender às expectativas dos consumidores inviabilizariam a inovação futura e diminuiriam muito a imutabilidade e a descentralização do DeFi, um de seus princípios fundamentais. Embora já existam planos para criar transações reversíveis opt-in para mitigar os danos de futuros hacks e exploits, a pressão do consumidor provavelmente desencadearia uma abordagem de cima para baixo, que quase certamente seria implementada com muito menos sutileza e cuidado com o setor do que as perspectivas atuais.

O aumento da pressão do consumidor significaria que os reguladores desempenhariam um papel de liderança em ditar o futuro das criptomoedas, garantindo que a atividade on-chain atenda aos padrões de conformidade e conheça-seu-cliente. Essas medidas teriam um impacto desproporcional em equipes menores, pois as grandes empresas poderiam trazer novas equipes focadas especificamente em conformidade ou simplesmente pagar as multas. Mas as criptomoedas são o que são hoje por causa de pequenas equipes; A Ethereum foi fundado por um grupo de oito indivíduos. Equipes pequenas podem inovar e tomar decisões em um ritmo muito maior do que organizações maiores, que podem ser prejudicadas pela burocracia ou por vários stakeholders. Ao aumentar a barreira de entrada para equipes menores, a regulamentação em massa impediria a própria inovação pela qual o DeFi é conhecido e efetivamente acabaria com as operações sem necessidade de permissão.

As recentes sanções contra o Tornado Cash são um ótimo exemplo de quão rapidamente a regulamentação pode mudar o setor. Após as sanções, chamadas de procedimentos remotos, retransmissores e aplicativos se moveram rapidamente para cumprir – e compreensivelmente, não se pode esperar que os construtores enfrentem a prisão em nome de defender os princípios das criptomoedas. Essa instância demonstra a capacidade dos reguladores de restringir até os projetos mais imutáveis ​​e descentralizados. Se seguirmos o precedente estabelecido neste exemplo, parece impossível que as criptomoedas possam escalar para adoção em massa sem perder seus princípios fundamentais.

Cryptocurrencies, Decentralization, KYC, Payments, Technology, United States, USA, Finance

Embora um dos principais pontos de venda da criptomoeda sejam os valores resistentes à censura, a não necessidade de permissão e a descentralização que permeiam todo o setor, a adoção em massa, sem dúvida, impediria, se não interromper completamente, esses princípios. Provavelmente veríamos consolidações e concessões à medida que as empresas enfrentam a realidade da regulamentação. Em breve, o DeFi pareceria estranhamente semelhante à indústria TradFi da qual usuários e desenvolvedores estavam tentando escapar.

Não precisa ser assim.

Uma das principais razões pelas quais os reguladores estão interessados ​​em ir atrás das criptomoedas é que elas foram comercializadas para o consumidor médio. As consequências da Anchor e da Celsius teriam sido muito menores se os danos tivessem sido limitados a grupos menores de usuários informados que entenderam os riscos.

Por esse motivo, focar em melhorar o UX do mercado cripto sem primeiro construir sistemas antifrágeis é uma receita para o desastre. Se a interface do usuário for intuitiva o suficiente, muitos ignorarão a mecânica subjacente e assumirão que estão sãos e salvos. Por outro lado, as criptomoedas não precisariam atender às expectativas do consumidor médio (reversibilidade, reversões etc.) se fosse construída para uma base de usuários que priorizasse seus princípios.

As criptomoedas podem ser o futuro das finanças ou pode ser sem necessidade de permissão, descentralizadas e resistentes à censura, mas provavelmente não podem ser as duas coisas. Embora a ideia de adoção em massa como ofinal do jogo tenha sido dada como certa, talvez devêssemos construir um futuro que preserve os princípios fundamentais da criptomoeda para aqueles que a desejam, aceitando que isso possa custar a adoção em massa.

Sam Forman é o fundador do Sturdy, um protocolo de empréstimo DeFi. Ele se apaixonou por criptografia no ensino médio antes de estudar matemática e ciência da computação em Stanford. Quando não está trabalhando no Sturdy, Sam pratica Jiu-Jitsu brasileiro e torce pelo New York Giants.

Este artigo é para fins de informação geral e não pretende ser e não deve ser considerado como aconselhamento jurídico ou de investimento.Os pontos de vista, pensamentos e opiniões expressos aqui são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem ou representam necessariamente os pontos de vista e opiniões do Cointelegraph.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...