Mark Cuban diz que o mercado das criptomoedas esta “exatamente como a bolha de ações da Internet”
Mas a declaração trouxe algumas previsões otimistas para Bitcoin e Ethereum.
O empresário bilionário Mark Cuban diz que o mercado de criptomoedas esta “exatamente” como a bolha “pontocom” do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Sua declaração parece sinalizar que as avaliações de ativos digitais podem implodir quando a exuberância do investidor acabar.
“Assistir as negociações de criptomoedas esta EXATAMENTE como a bolha das ações da Internet. EXATAMENTE, ”Cuban tuitou na segunda-feira antes de oferecer uma fresta de esperança para os entusiastas das criptomoedas.
Assististindo a negociação de criptomoedas, esta EXATAMENTE como a bolha das ações da Internet. EXATAMENTE. Acho que btc, eth, alguns outros serão análogos àqueles que foram construídos durante a era pontocom, sobreviveram ao estouro da bolha e prosperaram, como AMAZON, EBay e Priceline. Muitas não vão
— Mark Cuban (@mcuban) 11 de Janeiro 2021
Embora a bolha da internet não tenha acabado bem para a grande maioria das ações pontocom, várias surgiram das cinzas para formar empresas legítimas, disse Cuban. Amazon, eBay e Priceline imediatamente vieram à mente.
Na opinião de Cuban, Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e “alguns outros” provavelmente seguirão uma trajetória semelhante à medida que sua proposta de valor e casos de uso continuam a crescer.
A perspectiva aparentemente positiva de Cuban sobre as duas principais criptomoedas veio mesmo quando ele dissipou todas as narrativas em torno da degradação monetária e da moeda fiduciária. Essas são “apenas apresentações de vendas”, disse ele, argumentando que as avaliações das criptomoedas são baseadas apenas na oferta e na demanda.
Como durante a bolha dos pontocom, “os especialistas” tentam justificar qualquer que seja o preço do dia. As criptomoedas, assim como o ouro, são impulsionada pela oferta e pela demanda. Todas as narrativas sobre degradação, decreto, etc. são apenas argumentos de venda. O maior discurso de vendas é a escassez x demanda. É isso
— Mark Cuban (@mcuban) 11 de Janeiro de 2021
Cuban ainda não esclareceu direito sua perspectiva sobre o Bitcoin. Certa vez, ele argumentou que as bananas são um meio de troca melhor do que o BTC e disse que o ativo digital atuará mais como um instrumento colecionável do que financeiro.
Mas no mês passado, ele elogiou a política monetária do Bitcoin, argumentando que as empresas públicas deveriam “se comprometer a não emitir novas ações” nunca. Ele estava, é claro, se referindo ao suprimento limitado do Bitcoin de 21 milhões de unidades conectadas ao código.
Ativos digitais estiveram sob os holofotes novamente na segunda-feira, depois que o mercado total derramou mais de US$200 bilhões de “pico a vale”. Afastando o zoom, a capitalização total de mercado quadruplicou no ano passado, com o Bitcoin recentemente atingindo o máximo de cerca de US$42.000.
Leia mais: