Malware de cripto termina em mão queimada para adolescente do Reino Unido
Malware levou à perda de bilhões de dólares em todo o mundo, mas como um adolescente descobriu, também pode causar danos físicos. O adolescente está sofrendo ferimentos depois que seu computador foi infectado com malware de cripto, superaqueceu e queimou a mão.
Abdelrhman Badr, um morador de Sheffield, Inglaterra, de 18 anos, estava envolvido em um videogame quando seu computador foi desligado de repente. Isso era incomum, e então ele se abaixou instintivamente para inspecionar seu computador. Como ele disse à BBC , sua placa gráfica estava tão quente que ele queimou os dedos.
Não é um shutdown de rotina
Badr achou que seu computador estava com defeito e não pensou muito nisso. Alguns dias depois, ele estava verificando a atividade do computador e acidentalmente deixou o programa em execução durante a noite.
Ele explicou,
Na próxima vez que verifiquei, descobri que meu computador estava enviando muitas informações de volta para um site estranho que nunca visitei ou ouvi falar.
Mais tarde, ele descobriu que hackers haviam infectado seu computador com malware de cripto. O site com o qual o computador estava se comunicando foi criado para coletar as criptos extraídas. Os hackers estavam minerando Monero, uma moeda de privacidade que se tornou a criptomoeda de fato para crypto-jackers.
Em retrospecto, Badr deveria ter percebido que algo estava errado três semanas antes do incidente, disse ele à BBC. Foi quando ele começou a perceber algum comportamento estranho com seu computador.
Ele revelou,
Sempre que eu colocava meu PC no modo de suspensão, as telas ficavam em branco, mas eu ainda podia ouvir os fans funcionando; e quando eu voltava, abriria apenas a área de trabalho principal sem a página de login habitual nem nada. Meu computador não estava indo dormir de verdade.
Congresso dos EUA manifesta preocupação
O uso de crypto-jacking é apenas um em um mar de malware que está se tornando uma preocupação para empresas e governos. O Congresso dos EUA realizou recentemente uma mesa redonda virtual sobre ameaças cibernéticas em meio a pandemia de coronavírus . A perspectiva é sombria, muitos dos membros que compareceram confirmaram.
Emmanuel Cleaver, presidente do Subcomitê de Segurança Nacional do Congresso, resumiu:
Parece que estamos perdendo essa batalha.
O artigo Malware de cripto termina em mão queimada para adolescente do Reino Unido foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.