Celebridades maltesas notificam a polícia após falso relato de envolvimento no esquema de investimento em cripto
Um ator maltês e dois apresentadores de programas de TV notificam a polícia depois de uma notícia falsa sobre seu envolvimento em um esquema de investimento em cripto.
Um ator maltês e dois apresentadores de um programa de TV local notificaram a polícia depois de um relato falso de que estão envolvidos em um esquema de investimento chamado Bitcoin Revolution. A história foi relatada pelo Malta Independent e pelo Malta Today na quinta-feira, 10 de janeiro.
De acordo com o Malta Independent, um artigo com um falso endosso do Bitcoin Revolution foi inicialmente publicado em um site chamado Major News. O filme mostrava dois apresentadores do programa One Breakfast, Wayne Sammut e Elaine Degiorgio, e falsamente alegaram que Davide Tucci, um ator maltês e astro de TV, era um convidado em seu show.
A Major News continuou seu falso relato alegando que Tucci convenceu a Degiorgio – como estavam “no ar” – a fazer um depósito de 250 euros em uma plataforma de negociação chamada Bitcoin Revolution, que supostamente havia se livrado da falência. O dinheiro investido durante o falso “show” aumentou para 483,18 euros “dentro de três minutos”, acrescentou o Major News.
A reportagem falsa do meio de comunicação também forneceu instruções detalhadas sobre como usar a plataforma e instruiu os possíveis clientes sobre como se inscrever.
Tucci rapidamente reagiu à notícia falsa, postando uma declaração em vídeo em sua página no Facebook. Ele alegou que nunca promoveu ou se envolveu em atividades relacionadas ao Bitcoin ou outras criptomoedas, descrevendo qualquer alegação em contrário como uma fraude: “Isso é claramente uma fraude e clickbait, por favor, não comprem isso.”
Além disso, Tucci declarou que reportou o caso à unidade de cibercrime da polícia de Malta.
Os apresentadores do The One Breakfast, Sammut e Degiorgio, disseram ao Malta Independent que Tucci nunca foi seu convidado e que nenhum investimento jamais foi feito ao vivo em seu show. Eles também notificaram a polícia maltesa do incidente.
Outro jornal Newsbook local pediu à Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MFSA) para esclarecer o status legal da Bitcoin Revolution. A MFSA respondeu afirmando que a empresa com esse nome nunca havia sido autorizada pelo governo maltês. Além disso, o regulador informou ao Newsbook que está conduzindo sua investigação própria sobre o caso.