Malta armazena certificados de educação em blockchain
Em Malta, todos os certificados de educação serão armazenados em blockchain seguindo a continuação de um programa piloto de dois anos
Em Malta, todos os certificados educacionais serão armazenados em um blockchain, relatou a mídia local MaltaToday em 21 de fevereiro.
A iniciativa é supostamente a ampliação de um projeto piloto de dois anos para incluir todas as escolas do país, incluindo certificados de ensino secundário emitidos pelo estado, igrejas e escolas independentes. Segundo o relatório, o governo de Malta assinou um contrato de dois anos com a empresa de software Learning Machine, para desenvolver o projeto piloto mencionado anteriormente.
Durante a cerimônia de assinatura em Castille, o primeiro-ministro Joseph Muscat disse que Malta é o primeiro país do mundo a colocar todos os certificados de educação em uma blockchain. Ele também foi citado no artigo dizendo:
“Em 2017, dissemos que Malta se tornaria a ilha blockchain, e isso aconteceu.”
Como a Cointelegraph relatou em janeiro, a Universidade do Bahrein também emite diplomas blockchain. O Trade Arabia informou que a iniciativa blockchain da universidade faz parte de uma estratégia geral de digitalização para aprendizagem móvel.
O Massachusetts Institute of Technology (MIT) também emitiu certificados digitais baseados em blockchain para mais de 100 graduados como parte de um programa piloto a partir de meados de outubro de 2017. Os certificados foram emitidos por meio de um aplicativo especial, que permitia aos graduados compartilhar um sistema digital “inviolável” e “verificável”, versão dos seus certificados com potenciais empregadores e outras partes.
Em dezembro de 2016, news broke que o governo queniano estaria utilizando a solução blockchain de classe corporativa da IBM para desenvolver um sistema de gerenciamento de educação imutável e transparente.
Em julho do ano passado, o governo de Malta aprovou um conjunto de projetos que proporcionavam segurança jurídica para empresas relacionadas a criptos e blockchain. Silvio Schembri, ministro jr para serviços financeiros, economia digital e Inovação de Malta, disse sobre as novas leis:
“As três leis que regulamentarão a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) foram aprovadas pelo Parlamento e promulgadas. Malta, a primeira jurisdição mundial a garantir segurança jurídica a este espaço.”