Principal bolsa de valores da Suíça, a SIX classifica o primeiro ETP multicripto do mundo em meio ao colapso do mercado

Quarta maior bolsa de valores europeia, a SIX Swiss Exchange listará o primeiro produto multicripto negociado em bolsa do mundo na semana que vem.

A principal bolsa de valores da Suíça, a SIX Swiss Exchange, listará o primeiro produto negociado em bolsa (ETP, na sigla em inglês) do mundo baseado em múltiplas criptos na semana que vem, informou o Financial Times (FT) no dia 16 de novembro.

Apoiado pela startup suíça Amun AG, o primeiro ETP multicripto global será listado sob o índice HODL, e acompanhará cinco principais criptomoedas: Bitcoin (BTC), Ripple (XRP), Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC).

De acordo com o artigo, cada criptomoeda irá adquirir uma certa quota de mercado dentro do próximo ETP, com Bitcoin representando cerca de metade dos ativos do ETP. Os demais estão programados para serem divididos em frações, com 25,4% no XRP, agora a segunda cripto, e 16,7% no Ethereum, enquanto o Bitcoin Cash e o Litecoin adquirirão 5,2% e 3% do mercado, respectivamente.

O co-fundador e executivo-chefe da Amun, Hany Rashwan, comentou que o futuro ETF está organizado de forma a cumprir as mesmas políticas rigorosas exigidas pelas ETPs tradicionais. De acordo com Rashwan, isso fornecerá uma ferramenta bem regulada para negociar criptomoedas para investidores institucionais e de varejo que são limitados no campo por ambientes hostis a cripto.

O índice Amun ETP será administrado pela unidade de índices alemã da empresa de administração de investimentos Van Eck, de acordo com a importante agência de notícias suíça Finews.com. Enquanto a Amun AG está sediada na cidade suíça “cripto vale” de Zug, é alegadamente uma filial da Amun Technologies, uma empresa de fintech baseada no Reino Unido. A empresa anunciou seus planos de introduzir um ETP cripto no final de setembro deste ano, segundo a Bloomberg.

De acordo com o site oficial da Amun, a SIX Swiss Exchange é a quarta maior bolsa de valores da Europa, com uma capitalização de mercado de US $ 1,6 trilhão. Na quarta-feira, 14 de novembro, o chefe de valores mobiliários e bolsas da SIX Thomas Zeeb afirmou que as bolsas digitais baseadas em blockchain substituirão as convencionais em “cerca de dez anos”, citando um grande interesse em vantagens de custo da tecnologia por corretores, bancos, e empresas de seguros.

Os ETPs representam um tipo de título com preço derivado e negocia intraday em uma bolsa de valores nacional, com base em ferramentas de investimento como commodity, moeda, preço de ações ou taxa de juros, de acordo com o site de investimentos e finanças de Nova York Investopedia. As ETPs podem, alegadamente, ser fundos geridos ativamente, incluindo fundos negociados em bolsa (ETFs) e outros.

Alguns especialistas previram que a adoção dos ETFs da Bitcoin será um “negócio muito maior” do que um contrato futuro de Bitcoin, e, portanto, será uma base maior para o crescimento dos mercados de cripto.

Na Suécia, os provedores de XBT já têm umETP Bitcoin chamado Coinshares, que atraiu cerca de US $ 1 bilhão desde 2015, quando foi listada na principal bolsa sueca Nasdaq de Estocolmo.

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) parou de aceitar comentários públicos sobre sua revisão de política de ETFs, seguindo a negação anterior de nove aplicações para listar e negociar vários ETFs de três empresas, incluindo ProShares, Direxion e GraniteShares.

Você pode gostar...