Maior provedor de caixas eletrônicos da Arábia Saudita faz parceria com plataforma de identificação blockchain
O provedor de caixas eletrônicos saudita Alhamrani Universal e a empresa ShoCard irão desenvolver em conjunto um novo tipo de ATM combinando biometria com blockchain
A Alhamrani Universal (AU), fornecedora saudita de caixa eletrônico (ATM), colaborou com a plataforma de identidade blockchain ShoCard para desenvolver um caixa eletrônico biométrico baseado em blockchain, de acordo com um comunicado publicado em 27 de fevereiro.
Com a colaboração, as empresas criarão um novo tipo de ATM combinando a tecnologia blockchain e a biometria como parte de um processo de autenticação em cinco fatores. O caixa eletrônico permitirá que os clientes usem um aplicativo baseado em blockchain e reconhecimento facial em vez de números de identificação pessoal para sacar fundos.
Os caixas eletrônicos terão a capacidade de se comunicar entre os bancos da região, enquanto o desenvolvimento da tecnologia blockchain permitirá a confirmação da identidade dos usuários sem a necessidade de acesso aos dados dos bancos. Armin Ebrahimi, fundador e CEO da ShoCard, disse que a blockchain “protege a identidade dos indivíduos enquanto confirma as informações que os bancos precisam para verificar se a retirada é legítima.”
Fundada em 1981, a Alhamrani Universal é a maior provedora de caixas eletrônicos do Oriente Médio, com mais de 50% da participação no mercado de caixas eletrônicos na Arábia Saudita.
A blockchain foi amplamente adotada para sistemas de gerenciamento de identidade. Recentemente, a gigante global de tecnologia computacional Oracle anunciou a expansão dos recursos de sua plataforma comercial Oracle Blockchain, incluindo recursos de gerenciamento de identidade e integração de dados, como a possibilidade de integrar o histórico de transações blockchain com outros recursos de dados.
Em novembro do ano passado, a empresa de software norte-americana Microsoft lançou o desenvolvimento do kit Azure sem servidor baseado em blockchain, que contém recursos como identidade e dados off-chain, monitoramento e interfaces de programação de aplicativos (API) de mensagens em um formato que pode ser usado para desenvolver aplicativos baseados em blockchain.