Importante aplicativo de pagamentos WeChat está prestes a adicionar suporte para yuan digital da China

Embora o WeChat não seja tão popular fora da China como o WhatsApp, é onipresente no continente.

WeChat, o maior aplicativo de mensagens da China e um dos serviços de pagamento mais populares do país, começará a apoiar a moeda digital do governo chinês.

Na quarta-feira (5), a Tencent anunciou que começará a aceitar pagamentos digitais em yuans por meio de sua carteira móvel proprietária WeChat Pay, de acordo com uma reportagem local. A China vem desenvolvendo um yuan digital desde 2014, que ainda não foi implementado em todo o país. Se as pessoas começarem a pagar por bens e serviços com o WeChat, que tem mais de 1 bilhão de usuários, isso dará um impulso significativo.

A enorme base de usuários do WeChat e os inúmeros serviços integrados deram a ele o nome de “mega-aplicativo”. Os usuários podem usar o WeChat Pay para bater papo, pagar contas e pedir comida ou transporte. Existem mais de 800 milhões de usuários ativos mensais no WeChat Pay.

Linghao Bao, analista da empresa de consultoria Trivium China, disse à CNBC: “Os consumidores chineses estão tão presos ao WeChat Pay e Alipay que não é realista convencê-los a mudar para um novo aplicativo de pagamento móvel. Portanto, faz sentido para o banco central se associar ao WeChat Pay e Alipay, em vez de fazê-lo por conta própria ”.

Até agora, o Banco Popular da China (PBoC) conduziu testes limitados do yuan digital em várias cidades, envolvendo pequenas quantidades da moeda em ambientes comerciais e de consumo. Apesar de não haver um cronograma de implantação em todo o país, há indícios de que o PBoC tem interesse em expandir o uso da moeda digital.

A China estabeleceu uma liderança significativa no desenvolvimento de uma moeda digital do banco central para uso público, superando a maioria dos países que ainda estão em suas respectivas fases de pesquisa. No início desta semana, o banco central do país lançou uma versão piloto de um aplicativo de carteira digital de yuans nas lojas chinesas iOS e Android.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...