Seis grandes bancos centrais discutirão moedas digitais durante uma conferência do Fundo Monetário Internacional
Seis grandes bancos centrais se reunirão em abril para discutir o desenvolvimento da moeda digital do banco central.
Seis grandes bancos centrais se reunirão em abril para discutir o desenvolvimento das moedas digitais do banco central (CBDC).
O Japan Times informou em 6 de fevereiro que – segundo uma fonte familiarizada com o assunto – a reunião verá os presidentes de vários bancos centrais discutirem pesquisas conjuntas sobre CBDCs. Além disso, o grupo compartilhará considerações sobre possíveis desafios, como liquidação entre moedas e segurança cibernética.
Os bancos centrais da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Japão, Suécia e Suíça se reunirão em Washington DC, quando os participantes estarão lá para uma conferência do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A reunião parece fazer parte de uma colaboração mais ampla anunciada recentemente entre os bancos centrais envolvidos. Em janeiro, o Banco da Inglaterra anunciou que pesquisará CBDCs com os outros bancos centrais acima mencionados e o Banco de Compensações Internacionais.
Segundo o The Japan Times, as instituições provavelmente divulgarão um relatório sobre o encontro ainda este ano.
Os esforços globais de desenvolvimento da CBDC estão aumentando
Após o anúncio do Libra, stablecoin do Facebook, muitos bancos centrais começaram a trabalhar ou aceleraram a pesquisa sobre moedas digitais. No final de janeiro, um rascunho da estratégia da Índia sobre blockchain sugeriu o desenvolvimento de uma CBDC local.
Os legisladores e instituições financeiras em todo o mundo vêm intensificando os esforços na pesquisa da CBDC. No mês passado, o Fórum Econômico Mundial criou um consórcio dedicado ao design de uma estrutura para governança da moeda digital.