Louis Vuitton, Praga e outras marcas de luxo formam consórcio para adotar blockchain na alta moda

Três das maiores marcas de luxo do mundo uniram-se em um consórcio blockchain, iniciativa quer atrair outros concorrentes para a plataforma.

Uma série de marcas de alta moda anunciou nesta semana a formação de um consórcio para desenvolver o uso de tecnologia blockchain para evitar a falsificação.

O grupo LVMH, da gigante Louis Vuitton, o Grupo Prada e a Richemont uniram-se no Consórcio Aura Blockchain, em movimento inédito para ajudar os consumidores de artigos de luxo a certificar a autenticidade dos produtos.

Cada artigo de luxo das marcas dos três conglomerados de moda será certificado em blockchain, com as informações protegidas digitalmente.

Diego Cavichioli, CEO da Supplylabs, comentou a iniciativa à Marie Claire, dizendo que a tecnologia blockchain vai reforçar o valor de artigos de luxo:

“A ideia é que toda vez que um produto for criado, ele receba uma identificação e a partir do momento que ele é colocado em blockchain, ele não poderá mais ser alterado. Então, passa a ser um produto único”

As gigantes da alta moda querem atrair outras concorrentes para o consórcio, que vai usar a blockchain parceira da Microsoft e da Consensys, permitindo que clientes possam consultar o histórico dos produtos, ciclo de vida, cadeia produtiva e até origem dos materiais envolvidos.

Cada marca poderá desenvolver sua própria API para levar as informações aos consumidores. Lorenzo Bertelli, chefe de marketing da Prada, comentou:

“É claro que a indústria é muito competitiva e continuará muito competitiva. No entanto, nesta área, decidimos que uma abordagem da indústria seria benéfica”

O anúncio ainda diz que a iniciativa “reforça o desejo por objetos bonitos feitos de savoir-faire e materiais sustentáveis ​​de alta qualidade” e oferece “uma nova forma de as marcas de luxo se comunicarem diretamente com os consumidores, contando uma história única sobre a qualidade de seus materiais, artesanato e criatividade, fortalecendo a relação entre cliente e marca”. 

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