3 razões para o preço do Bitcoin corrigir drasticamente
Na semana passada, o preço do Bitcoin rejeitou US$ 10.000 três vezes, aumentando a probabilidade de uma longa correção.
O preço do Bitcoin (BTC) subiu um pouco acima de US $ 9.900 no BitMEX, subindo quase 9% em menos de 48 horas desde 16 de maio. Apesar da recuperação impressionante, o ativo digital mais bem classificado no CoinMarketCap enfrenta o risco de um grande aperto longo no a curto prazo.
Três fatores que sugerem que o preço do Bitcoin pode corrigir após seu recente rali de US $ 9.100 para US $ 9.900 são: número esmagadoramente grande de longos em shorts, aumento no financiamento e uma possível alta formação tripla mais baixa.
Bitcoin anseia esmagadoramente por shorts
Entre Bitfinex, BitMEX e Binance Futures, 77,51% dos traders estão mantendo posições longas em média.
No total, apenas nas três exchanges de futuros, existem US $ 763 milhões em contratos de longo prazo, enquanto apenas US $ 221 milhões em shorts estão presentes.
Bitcoin longs e shorts. Fonte: Blockchain Whispers
Se o preço do Bitcoin estiver subindo sem enfrentar resistência significativa, um alto número de contratos longos pode ser considerado um fator otimista. Isso sugere que a maioria do mercado espera que o preço do Bitcoin aumente no curto prazo.
Por exemplo, quando o preço do BTC subiu de US $ 8.500 para US $ 10.085 em um período de quatro dias na primeira semana de maio, o mercado era majoritariamente longo.
A diferença entre o início de maio e a atual tendência de preços é que quase 80% dos traders de todo o mercado futuro de Bitcoin estão comprados no BTC enquanto testam a área de resistência de US $ 9.900 a US $ 10.000, que não conseguiu superar nas últimas duas semanas.
Financiamento de Bitcoin, relação de contrato longo a curto e juros em aberto. Fonte: CryptoISO
Aumento da taxa de financiamento coincide com grandes contratos longos
No mercado futuro de Bitcoin, os negociadores normalmente negociam um contrato perpétuo que não tem prazo de validade. Ao contrário dos contratos futuros convencionais, os negociantes de Bitcoin não precisam arriscar ser forçados a sair de sua posição devido ao tempo.
Para fornecer algum equilíbrio, as bolsas de futuros usam um mecanismo chamado financiamento. Se o mercado tiver mais contratos longos abertos, os traders que desejam o Bitcoin terão que pagar aos traders que estão vendendo uma compensação ao BTC. Isso mantém o mercado equilibrado e evita uma tendência de alta ou alta prolongada.
No BitMEX, a taxa de financiamento de seu contrato futuro de Bitcoin perpétuo está pairando em 0,05%. Se um trader tiver uma posição longa de US $ 100.000 em aberto, terá de pagar US $ 150 por dia em compensação para simplesmente manter a posição em aberto.
Uma alta taxa de financiamento é um fator negativo quando o preço do Bitcoin começa a cair. Quando o BTC cai, os traders não têm mais o incentivo para manter suas posições em aberto e compensar os detentores de contratos curtos ao mesmo tempo.
Bitcoin em forte zona de resistência
A porcentagem anormalmente alta de contratos longos no mercado futuro de Bitcoin e a alta taxa de financiamento são vistas como potenciais catalisadores de uma retração acentuada, porque o BTC está em um forte nível de resistência.
Desde o início de maio, o preço do Bitcoin testou o nível de resistência de US $ 10.000 em um total de três vezes.
Elevações mais baixas triplas no gráfico de preços do 4H Bitcoin. Fonte: TradingView
Em 8 de maio, o BTC chegou a US $ 10.085, mas o preço não ficou acima de US $ 10.000 e, eventualmente, caiu para US $ 8.100. Em 14 de maio, o BTC subiu para US $ 9.970, apenas para receber uma feroz rejeição, para US $ 9.100. Hoje, pela terceira vez, o BTC atingiu US $ 9.910, mas não conseguiu superar a resistência aérea.
A alta tripla baixa, um padrão composto por três picos baixos consecutivos, aumenta a probabilidade de o Bitcoin sofrer uma correção acentuada no curto prazo.