Logotipo da criptomoeda do Facebook termina em processo por plágio

A criptomoeda do Facebook é citada em um processo judicial  por plágio envolvendo o logotipo de um banco digital. O logotipo criado pelo Facebook para a carteira digital Calibra é semelhante a marca do Current. Será na Calibra que investidores deverão armazenar a criptomoeda criada pelo Facebook.

Enquanto que a Libra ainda deverá ser lançada  em 2020, o banco digital Current já opera no mercado desde 2016. Desse modo, o logotipo do banco apresenta um tempo de criação que a Calibra não possui.

A Calibra foi apresentada como a carteira digital para a criptomoeda do Facebook. O dispositivo servirá para o armazenamento da Libra e aparentemente funcionará como qualquer outra carteira digital. Com o símbolo que remete ao logotipo da Libra no centro e um círculo lilás, a marca apresentada como Calibra pode ser Idêntica ao logotipo já utilizado pelo banco digital Current.

O projeto da stablecoin que ainda será lançada pelo Facebook enfrenta grande resistência no mercado. Além da acusação de plágio, grandes empresas anunciaram recentemente que abandonaram a Libra. O anúncio foi feito por gigantes que até então apoiavam a rede social, como PayPal, Visa e Mastercard, por exemplo. 

Facebook pode ter copiado logotipo de banco digital

A Calibra foi anunciada em junho de 2019 juntamente com o projeto Libra do Facebook. No mesmo instante em que a carteira digital foi apresentada, o banco Current fez uma postagem sobre a semelhança entre as marcas.

Em tom de ironia, o banco digital alegou que o responsável pela criação do logotipo da Calibra utilizou apenas “um giz de cera”. A semelhança entre os dois logotipos é enorme. Além do círculo em torno do logotipo, as imagens que aparecem no interior das duas marcas são praticamente idênticas.

O Current ironizou o logotipo apresentado pelo Facebook,  dizendo que a diferença entre as duas marcas estaria apenas na paleta de cores.

Empresa que criou os logotipos é a mesma

A confusão do logotipo da Calibra criado para o Facebook pode estar relacionada a empresa por trás da imagem.  Segundo site CNBC, os dois logotipos foram criados pela mesma empresa. Sendo assim, a semelhança pode ter relações com a Character.

A Character  é uma empresa norte-americana com operações voltadas para a identidade visual. Localizada em São Francisco, a empresa foi contratada pelo banco Current e também pelo Facebook. Isso deveria explicar a grande semelhança entre os dois logotipos que resultaram em um processo por plágio.

Na última quinta-feira (10) o Facebook e a Calibra foram citados em um processo de trinta páginas movidos na justiça norte-americana. A ação contra a rede social foi movida por Stuart Sopp, CEO da Current.

“Esta ação trata-se de violação de marca registrada, concorrência desleal e falsa indicação para a designação de origem”.

O executivo comentou sobre o lançamento da Calibra e sua semelhança ao banco digital Current. Para Stuart o Facebook tentou criar uma “confiança no sistema financeiro global” ao apropriando da marca do banco digital.

Saiba mais em Logotipo da criptomoeda do Facebook termina em processo por plágio

Você pode gostar...