Empréstimos com Bitcoin como garantia crescem mais de 312% nos últimos 6 meses no Brasil

Empréstimos tendo o Bitcoin (BTC) como garantia cresceu mais de 300% nos últimos 6 meses, segundo um levantamento da Rispar, compartilhado com o Cointelegraph Brasil

O mercado de emprestimos tendo o Bitcoin (BTC) como garantia cresceu mais de 300% nos últimos 6 meses, segundo um levantamento da Rispar, compartilhado com o Cointelegraph Brasil.

De acordo com o relatório, um dos motivos que explicam esse interesse é o fato da opção ter juros mais baixos que o aplicado no mercado tradicional e operado em sua maioria por bancos, tornando essa modalidade mais vantajosa que as opções tradicionais (os clientes contam com taxas a partir de 0.79% a.m — podendo chegar a, no máximo, 1,59% a.m.)

Além disso, neste tipo de modalidade, os investidores não se desfazem de seu capital, portanto, após o pagamento do valor emprestado os clientes resgatam a posse do Bitcoin dado como garantia.

“Em um ano, pudemos observar uma mudança significativa do mercado de cripto e principalmente no mercado de crédito. A entrada de novos investidores e novos entusiastas ajudou a fomentar esse mercado, que ainda é novo aqui no Brasil. Temos uma das taxas de juros mais baixas e a conquista de termos chegado até aqui sem nenhuma inadimplência. Isso prova que o Bitcoin continua sendo um ativo muito forte” afirma Rafael Izidoro, CEO da Rispar.

Toda a operação da Rispar segue uma estrutura regulamentada pelo Banco Central e conta com parceiros de peso, como a BitGo, uma empresa norte-americana de confiança e segurança de ativos digitais, e a QR Capital, maior gestora de investimentos 100% alocada em Criptoativos da América Latina e responsável pelo lançamento do primeiro ETF 100% alocado em bitcoin da América Latina, o QBTC11.

“Foi um ano muito importante para a Rispar, trouxemos produtos nunca vistos em crédito cripto no mundo. Nos próximos meses, vamos lançar mais produtos e novidades para nossos clientes, pois acreditamos que o bitcoin ainda vem se mostrando a melhor garantia para diferentes modalidades de crédito”, revela Leonardo Bianconi, CPO da Rispar.

Bitcoin como garantia

Em julho a empresa anunciou o lançamento de um produto que garante o valor do Bitcoin mesmo que a criptomoeda, depois de colocada como garantia, sofra uma queda. O produto é chamado de “Garantia Protegida” e nele mesmo que o bitcoin se desvalorize, não existirão chamadas de margem ou liquidações pela desvalorização.

O cliente pode optar por esta segurança por um valor adicional nos juros que variam de 0.1 a 0.4 p.p’s adicionais por mês. Leonardo Bianconi, CPO da Rispar explica que os produtos de crédito cripto existentes possuem mecanismos de gestão de riscos automatizados. 

LEIA MAIS

Você pode gostar...