Litecoin está finalmente lançando sua grande atualização Mimblewimble
Os opt-ins de privacidade estão chegando ao Litecoin, mesmo que os reguladores continuem examinando os protocolos de aumento do anonimato
Após dois anos de desenvolvimento, a Litecoin ( LTC ) finalmente lançou sua tão esperada atualização do Mimblewimble, abrindo as portas para mais transações orientadas à privacidade na rede.
A integração do Mimblewimble na Litecoin veio por meio do Mimblewimble Extension Block, também conhecido como MWEB, que permite que os usuários da rede optem por transações confidenciais.
O desenvolvedor líder do MWEB, David Burkett, que foi patrocinado pela Litecoin Foundation, disse que a atualização melhora a viabilidade do Litecoin como uma moeda fungível que pode ser usada para transações diárias, pagar salários de funcionários e até comprar imóveis.
Mimblewimble é um protocolo descentralizado focado na privacidade que deriva seu nome de um feitiço de amarrar a língua que ficou famoso pela primeira vez na série de livros Harry Potter.
O protocolo possui um recurso de confidencialidade que permite aos usuários ocultar as informações da transação. Ele também fornece uma estrutura para outras blockchains para aprimorar a usabilidade de suas criptomoedas.
“Você é um bruxo, Harry.”
Mimblewimble não é apenas um feitiço de amarrar a língua usado na série mágica, mas também é um protocolo descentralizado orientado à privacidade que estrutura e armazena transações no blockchain. https://t.co/XCpNlb5AiD
— Cointelegraph (@Cointelegraph) 22 de novembro de 2021
O Litecoin embarcou pela primeira vez na integração do Mimblewimble em um par de propostas de melhoria do Litecoin que datam de outubro de 2019.
A moeda lançou sua primeira rede de teste Mimblewimble em outubro de 2020, após atrasos iniciais devido à baixa participação da comunidade. A rede de teste também foi lançada na época em que os reguladores na Europa – principalmente a Europol – estavam soando o alarme sobre moedas de privacidade.
Relacionado: Grupo de defesa de políticas criptográficas alerta para disposição ‘desastrosa’ em um novo projeto de lei dos EUA
Moedas de privacidade que promovem o anonimato e tentam ofuscar transações de contabilidade digital estão sob escrutínio em todo o mundo. Como o Cointelegraph relatou, várias exchanges abandonaram o suporte às principais moedas de privacidade Monero ( XMR ), Zcash ( ZEC ) e Dash ( DASH ) no início de 2021 em meio ao calor regulatório.
Além do anonimato e das transações privadas, a tecnologia da Mimblewimble enfatiza fortemente a fungibilidade e a escalabilidade – recursos-chave que atualmente faltam em muitas blockchains.
A Fundação Litecoin acredita que a integração do Mimblewimble contribuirá para o status do LTC como “dinheiro sólido”, que é um conceito amplo que se refere a dinheiro estável que é menos suscetível à depreciação e influência da política monetária.
Apesar de ser uma das primeiras criptomoedas a chegar ao mercado, o Litecoin tem lutado para se manter relevante ao longo dos anos. A LTC está atualmente em 21º lugar no ranking de capitalização de mercado, com um valor total de US$ 7,5 bilhões.
LEIA MAIS
- Blockchain pode mudar a economia nos jogos, explica executivo
- Diego Velasco ex-dono do MyAlice, que teria escondido ‘rombo’ de 100 Bitcoins, anuncia inauguração de casa noturna
- O frenesi de comprar ‘ações memes’ pode se espalhar para as criptomoedas à medida que a métrica Bitcoin se aproxima da zona de compra