Criador do Litecoin compara o explosão NFT em 2021 com a mania ICO de 2017
O criador do Litecoin, Charlie Lee, continua a criticar a indústria de NFT, vendo as marcas de uma mania semelhante a 2017 e até 2013.
Charlie Lee, o criador da principal criptomoeda Litecoin (LTC), acredita que o aumento contínuo na popularidade do token não fungível, ou NFT, da indústria tem muito em comum com a mania de initial coin offering, ou ICO de 2017
Lee mostrou pelo menos cinco semelhanças entre a popularidade do NFT de 2021 e a mania de ICO de 2017, também comparando ambos com a mania do altcoin em 2013 em um tweet na terça-feira.
De acordo com o criador do Litecoin, todos os três fenômenos de criptomoeda são muito semelhantes, pois são fáceis de criar “sem barreiras” e simples de entender e explicar. Lee observou que NFTs, ICOs e altcoins de 2013 também têm uma grande semelhança em termos de adoção – já que todos eles trazem, ou costumavam trazer, “toneladas de novas pessoas para as criptomoedas”.
Semelhante aos altos preços e bombas de altcoins em 2013, ICOs e NFTs estão associados ao hype massivo e o FOMO. No entanto, “poucos os possuirão e terão valor”, e a maioria das pessoas não os possuía ou não os possuirá, concluiu Lee.
Lee expressou anteriormente algumas críticas ousadas sobre a indústria de NFT, afirmando em fevereiro que os NFTs têm “custo zero” de criação. “Por causa do custo quase zero para criar outro NFT, o mercado acabará sendo inundado com NFTs de artistas tentando lucrar com essa mania. A oferta vai sobrecarregar a demanda e os preços vão cair ”, previu ele.
Lee não está sozinho ao pensar que os NFTs são os novos ICOs, já que muitos entusiastas da criptomoeda traçaram paralelos entre os dois conceitos principais na indústria recentemente. Michael Goldstein, presidente do Instituto Satoshi Nakamoto, também tweetou na segunda-feira que “NFTs são os ICOs de 2021”.
Andrew Kang, um crypto investidor e co-fundador da Mechanism Capital, também acessou o Twitter na terça-feira para apontar que os NFTs se tornaram cada vez mais populares entre as celebridades que podem “cobrir todos os seus fãs”, o que implica que eles estão puramente em busca de lucros.
Representando um novo método de compra e venda digital de arte e outras mídias, os NFTs realmente chamaram a atenção de celebridades populares recentemente, incluindo o músico canadense Grimes e o rapper do Linkin Park Mike Shinoda. O endosso de celebridades aparentemente constitui outro paralelo sólido entre NFTs e ICOs, já que vários ICOs em 2017 foram amplamente apoiados por celebridades, incluindo o produtor musical americano DJ Khaled e o ator americano Steven Seagal.
Leia mais: