Linux foundation anuncia projeto global descentralizado com instituições do Brasil
Com objetivo de promover inovação em um sistema colaborativo, a Linux Foundation confirmou a integração de 13 novos membros. Entre eles, o Banco Central do Brasil, Serpro e Polygon.
Batizado de LF Decentralized Trust, o projeto pretende hospedar e dar suporte a softwares, comunidades, padrões e especificações de código aberto atuais e futuros. Eles são considerados essenciais para a mudança macro em direção a sistemas descentralizados de confiança distribuída, revela a Linux.
Linux reúne mais de 100 membros para impulsionar transição para economia digital
O anúncio coloca a Linux Foundation Decentralized Trust (LF Decentralized Trust) como uma das principais fundações de código aberto para ecossistemas de tecnologia descentralizados.
Além da autoridade monetária brasileira, a organização conta, por exemplo, com gigantes globais. Entre eles Exponential Science Foundation, Hashgraph, Ownera, Polygon, Rayls Foundation, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e Hedera.
A LF Decentralized Trust é uma nova organização guarda-chuva que promove a colaboração e a inovação em um ecossistema crescente de blockchain, razão, identidade, interoperabilidade, criptografia e tecnologias relacionadas, detalha o comunicado da Linux.
Como funciona LF Decentralized Trust ?
A ideia é integrar, por exemplo, diferentes projetos, ideias, laboratórios de inovação e comunidades no ecossistema Hyperledger. Isso porque o LF Decentralized Trust inclui a Hyperledger Foundation e Trust Over IP Foundation.
Ele abrange todos os projetos, laboratórios e comunidades, incluindo 200 grupos locais, regionais e industriais que reúnem dezenas de milhares de participantes globalmente, no ecossistema Hyperledger, segundo a Linux.
Lançamento com 17 projetos engloba contribuições de código de razão, consenso e criptografia
“Em todo o mundo, tecnologias descentralizadas estão modernizando sistemas críticos e infraestrutura central , disse Daniela Barbosa, gerente geral de tecnologias descentralizadas na Linux Foundation e diretora-executiva da LF Decentralized Trust.
A LF Decentralized Trust é o novo lar para o desenvolvimento colaborativo dos ecossistemas que farão esses sistemas e aplicativos confiáveis. Estamos lançando com uma poderosa mistura de projetos de razão, identidade, criptografia, interoperabilidade e implementação e uma base de membros diversificada e comprometida. E estamos apenas começando. Nossa missão é impulsionar a inovação coletiva que ofereça transparência, confiabilidade, segurança e eficiência em escala global, complementa a executiva.
De acordo com Michael Klein, Blockchain Technology Lead na Accenture e presidente do LF Decentralized Trust Governing Board, as tecnologias descentralizadas são essenciais para o crescimento da economia digital.
À medida que olhamos para o futuro da propriedade digital, padrões abertos e iniciativas de código aberto impulsionarão a colaboração entre setores e servirão como base para a próxima geração da Internet. O lançamento do LF Decentralized Trust marca uma etapa crítica na criação desta base de padrões e estruturas descentralizadas, e estamos entusiasmados com o papel que ele desempenhará na formação de um ecossistema digital mais conectado e confiável, enfatiza Klein.
LF Decentralized Trust da Linux pode abrir mais portas para Web3
Para Polygon, juntar-se à LF Decentralized Trust se encaixa no objetivo da marca em tornar a web3 mais acessível, além de moldar uma internet nova e mais democrática.
Estamos focados em construir uma rede de blockchains interconectadas por meio do AggLayer e contribuir para ferramentas de dimensionamento importantes como Polygon PoS, zkEVM, Miden e CDK. Estamos comprometidos em expandir os limites do que é possível com a tecnologia blockchain, promete , disse Brian Trunzo, VP Global Head of Business Development da Polygon Labs.
O cenário do LF Decentralized Trust também inclui dois novos projetos contribuídos que refletem o guarda-chuva tecnológico expandido desta nova organização, como:
- Hiero – Uma plataforma de ledger descentralizada que alavanca um mecanismo de consenso exclusivo, abrangendo todo o software de rede principal necessário para implementar e executar uma rede pública completa e interagir com essa rede.
- Lockness – Um ecossistema para gerenciamento de chaves e protocolos de assinatura digital, incluindo computação multipartidária e criptografia de limite, contribuído pela Dfns.
Laboratórios de confiança descentralizados LF
Atualmente, mais de 50 bases de código são laboratórios LF Decentralized Trust. Isso inclui algumas contribuições recentes que aumentam ainda mais o ecossistema de confiança descentralizada:
- Signare – uma solução de assinatura digital de nível empresarial para aplicativos relacionados a DLT e clientes Ethereum contribuído por Adhara
- Splice – código e aplicativos de referência para permitir que organizações criem de forma independente uma infraestrutura de sincronização descentralizada para a Canton Network contribuída pela Digital Asset
- Zeto – um kit de ferramentas de token de preservação de privacidade para EVM usando Zero Knowledge Proofs contribuído pela Kaleido que faz parte de uma estrutura de privacidade EVM de próxima geração maior programada para lançamento neste outono.
TradFi e DeFi juntos
De acordo com CH Lopes, diretor da Rayls Foundation, o momento é de altas expectativas.
Ao integrar os pontos fortes das finanças tradicionais (TradFi) com as inovações das finanças descentralizadas (DeFi), a Rayls oferece uma mistura única de privacidade, escalabilidade, interoperabilidade e descentralização. Estamos ansiosos para colaborar com esta comunidade dinâmica para moldar o futuro das finanças, finaliza.
A primeira reunião da comunidade global da nova fundação descentralizada da Linux acontece 23 e 24 de outubro na cidade americana de São Francisco, Califórnia.
O artigo Linux foundation anuncia projeto global descentralizado com instituições do Brasil foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.