Relatório do LinkedIn: Desenvolvedor de Blockchain lidera lista de trabalhos que mais crescem
O LinkedIn divulgou um relatório mostrando que a posição de desenvolvedor de blockchain é o trabalho emergente que mais cresce nos EUA neste ano.
A posição de desenvolvedor de blockchain é o emergente de crescimento mais rápido nos Estados Unidos, de acordo com o relatório “2018 U.S. Emerging Jobs” (Empregos emergentes nos EUA em 2018), emitido pelo LinkedIn em 13 de dezembro.
No decorrer da preparação do relatório, o LinkedIn usou dados de seu Gráfico Econômico para analisar as posições que as empresas estão contratando às pressas, bem como as habilidades relacionadas aos cargos e funções que surgiram nos últimos cinco anos.
A rede social profissional descobriu que o papel do desenvolvedor de blockchain registrou um aumento de 33 vezes nos últimos 12 meses, enquanto as cidades com maior demanda são São Francisco, Nova York e Atlanta. Entre as principais habilidades necessárias para o cargo, o LinkedIn observa a solidez, blockchain, Ethereum, criptomoeda e Node.js.
Os principais trabalhos emergentes deste ano também incluem especialistas em inteligência artificial (IA), em que “seis dos 15 empregos emergentes estão relacionados de alguma forma à IA” e engenheiros de aprendizado de máquina, com 12 vezes mais crescimento ano após ano. Para os últimos papéis, o LinkedIn nomeia aprendizado profundo, aprendizado de máquina, tensorflow, Apache Spark e processamento de linguagem natural como as principais habilidades necessárias.
Como a Cointelegraph relatou anteriormente, 645 vagas que continham as tags “blockchain”, “Bitcoin” ou “criptomoeda” foram publicadas no LinkedIn em 2016. Em 2017, o número subiu para cerca de 1.800 e para 4.500 vagas até a metade de maio deste ano. Recentemente, o sistema de pesquisa do LinkedIn exibe 13.816 registros relacionados ao blockchain e 2.479 registros relacionados à criptomoeda.
Um relatório elaborado pelo site de avaliação de vagas Glassdoor mostra que, a partir de agosto de 2018, as empresas americanas registraram 1.775 vagas relacionadas à tecnologia blockchain, o que representa três vezes mais em relação ao ano anterior. 79% das vagas estão concentradas nas 15 maiores cidades americanas, e as regiões de demanda mais saturadas mostram que Nova York e São Francisco respondem por 24% e 21% do número total de ofertas de emprego na indústria de cripto.
A rede social Facebook listou cinco novos empregos relacionados ao blockchain em sua página de carreiras nas últimas três semanas. Na descrição do trabalho do engenheiro de blockchain da equipe de Engenharia de Dados do Blockchain do Facebook, o anúncio caracteriza a posição como um trabalho tecnicamente e intelectualmente desafiador, que “terá um enorme impacto global”.