Grandes empresas de criptomoeda e tecnologia ingressam no projeto rival da Libra Association
Alguns dos maiores nomes da Libra Association se juntaram a um projeto rival de stablecoin, que tem como missão promover a inclusão financeira usando blockchain.
Alguns dos maiores nomes da Libra Association se juntaram a um projeto rival de stablecoin, que é elogiado por sua missão de promover a inclusão financeira usando blockchain.
Apelidado de “Celo Alliance for Prosperity – Aliança Celo pela Prosperidade”, o projeto foi lançado em 11 de março, com os principais patrocinadores da Libra, Coinbase Ventures, Andreessen Horowitz, Anchorage Mercy Corps e Bison Trails Co. se juntando ao projeto.
O alcance do projeto é estimado em 400 milhões de pessoas.
Além dos veteranos da Libra Association, os membros de alto nível da Celo Alliance incluem Carbon, GiveDirectly, Grameen Foundation, Maple e Polychain Capital.
O que é a Celo?
Por trás da aliança recém-lançada, está a Celo Foundation, sem fins lucrativos, fundada em 2017, que desenvolve uma plataforma de contrato inteligente de código aberto que suporta uma família de stablecoins ERC-20 (baseadas no Ethereum).
Permitindo que os usuários interajam com a rede usando um smartphone, o projeto prevê oferecer remessas mais rápidas e acessíveis, fornecer pagamentos e serviços de microempréstimos e reduzir complexidades operacionais na entrega de ajuda humanitária.
Para conseguir isso, a Fundação projetou uma rede descentralizada estruturada em três partes.
Isso inclui a blockchain Celo, um conjunto de contratos inteligentes chamado “Celo Core Contracts” e uma camada de aplicativo descentralizada (DApp) – produtos de suporte, como a carteira Celo.
O código da blockchain Celo tem, nas palavras da Fundação, uma “ancestralidade compartilhada” com o Ethereum. Ele herda alguns de seus principais recursos, como o ambiente de tempo de execução Ethereum Virtual Machine (EVM), funcionalidade de contrato inteligente e uma unidade nativa de contabilidade, Celo Gold (o equivalente ao Ether em seu antecessor).
Do ponto de vista técnico, o Celo é uma blockchain Proof-of-Stake que implementa um algoritmo de consenso.
O primeiro stablecoin no conjunto de ativos ERC-20 da Celo é o dólar Celo (cUSD), atrelado ao dólar americano e fazendo uso de uma “versão descentralizada dos mecanismos individuais de emissão e resgate da maioria dos stablecoins apoiados por fiat. ” Em um nível de front-end, isso significa que:
“Os usuários criam um novo dólar Celo enviando 1 dólar de Celo Gold para a reserva ou queimam um dólar Celo resgatando-os por 1 dólar de Celo Gold.”
Libra em câmera lenta
Como o Cointelegraph relatou, o Libra continua a enfrentar contratempos e incertezas regulatórias.
No mês passado, um documento divulgado pela Comissão Europeia alegou que as informações fornecidas até o momento pelo Facebook “permanecem insuficientes para determinar a natureza precisa do Libra e, por extensão, sua relação com a legislação existente da UE.”
Em outubro de 2019, o PayPal, um dos principais patrocinadores da associação, desistiu completamente da participação devido a preocupações sobre sua própria reputação.
Também surgiram relatos de que outros membros da associação, como Visa, Mastercard e Stripe, também estavam reavaliando sua participação, citando preocupações de que o Facebook possa ter “errado a mão”.