Libra nomeia ex-HSBC para gestão de braço de operações de projeto cripto

Os melhores especialistas em serviços financeiros continuam a aderir ao projeto Libra.

A Libra Association nomeou o veterano do HSBC James Emmett como diretor administrativo de sua empresa subsidiária, Libra Networks LLC.

James Emmet passou 25 anos no HSBC e é ex-colega do novo CEO da Libra Association, o ex-diretor jurídico do HSBC, Stuart Levey. Levey também é o ex-subsecretário de Terrorismo durante os governos de George W. Bush e Barack Obama

Emmett ocupou vários cargos em sua longa carreira no HSBC, mais recentemente trabalhando como gerente geral do grupo.

Em uma declaração oficial, Levey ressaltou a vasta experiência de Emmett como executivo de serviços financeiros “com profunda expertise substantiva e experiência operacional”. Ele disse que acredita que a liderança de Emmett “ajudará a tornar a visão de Libra uma realidade”.

A Libra Association, da qual o Facebook é membro, é uma organização independente com sede em Genebra, criada para governar a rede Libra stablecoin.

A Libra Networks é responsável por desenvolver e operar o sistema de pagamentos de criptomoedas e se estabeleceu primeiro como uma subsidiária do Facebook em maio de 2019. A propriedade da empresa foi posteriormente transferida para a Libra Association em outubro daquele ano.

O horizonte para Libra permanece incerto, com os principais países europeus dobrando sua promessa na semana passada de impedir que as stablecoins globais operem na União Europeia antes que todas as questões legais, regulatórias e de supervisão tenham sido abordadas de forma abrangente.

A iniciativa do Facebook para uma stablecoin global do setor privado foi revelada pela primeira vez em junho de 2019. O projeto levou os bancos centrais em todo o mundo a olhar mais seriamente para a emissão prospectiva de moedas digitais do banco central em uma tentativa de preservar a centralidade do dinheiro do banco central no setor financeiro sistema.

Em resposta à resistência global contra o projeto, a Libra Association reformulou seu whitepaper original em uma tentativa de acalmar os reguladores, mas sinalizou um compromisso inabalável de fazer uma eventual incursão nos pagamentos digitais.

Antes das nomeações de Emmett e Levey, a Associação contratou personalidades com experiência no governo dos EUA, principais especialistas em conformidade financeira e lobistas.

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...