Carteira Ledger utiliza polêmico slogan pró-Brexit para criptomoedas
Na véspera da saída do Reino Unido da UE, a Ledger, empresa francesa de carteiras de hardware, utilizou o notório mantra pró-Brexit “Take Back Control” para as criptomoedas.
No dia em que o Reino Unido sai da União Europeia, uma nova campanha publicitária da Ledger, empresa francesa de carteiras de hardware de criptomoeda, está revivendo um dos slogans mais divisores a favor do Brexit, “Take Back Control”, com efeito ambíguo.
Um e-mail compartilhado com o Cointelegraph em 30 de janeiro revelou a maquete da Ledger em um outdoor planejado para uma instalação em Canary Wharf, em Londres, um dos principais distritos financeiros da capital.
O rascunho da Ledger para um outdoor digital no Canary Wharf de Londres. Compartilhado com o Cointelegraph por e-mail
O cartaz diz: “Vamos retomar o controle de verdade” – uma versão modificada do notório slogan “Take Back Control” da campanha pró-Brexit de 2016, que se tornou um grito de guerra anti-UE por uma restauração do controle soberano do Estado-nação sobre suas políticas, fronteiras e política econômica.
“É sério”?
À medida que a Ledger apresenta sua campanha, a frase “retomar o controle de verdade” implica que o “indivíduo pode ser capacitado com total liberdade financeira, onde as fronteiras são superadas e você é totalmente responsável pelos seus próprios fundos em uma rede na qual todos podem participar.”
No entanto, o slogan original tem uma história particular e carregada no contexto do referendo do Reino Unido e do voto do Brexit. Na época, era visto como um apelo à crescente intervenção do Estado na restrição da imigração para o país.
O político do Reino Unido e fundador do Partido do Brexit, Nigel Farage, mobilizou o slogan para uma agenda anti-imigração realizada durante a campanha de 2016, como em seu notório cartaz “Breaking Point”, retratando um dilúvio de migrantes e o slogan “Precisamos nos libertar da UE e retomar o controle de nossas fronteiras.”
Nigel Farage fotografado em frente ao pôster “Leave Breaking” da Leave EU. Fonte: Arquivo do New Statesman via Google Images.
A fotografia do pôster mostrava migrantes cruzando a fronteira Croácia-Eslovênia em 2015, uma cena de homens predominantemente jovens. Mais tarde, foi relatado à polícia com o argumento de que a incitava provocava o ódio racial e violava as leis raciais do Reino Unido.
O Cointelegraph procurou a Ledger para esclarecer o uso do slogan. Em resposta, um representante da empresa escreveu que:
“Independentemente da posição política de alguém, a campanha em si é bastante poderosa e bem executada. Nós gostamos particularmente do seu slogan – apesar de vermos como as criptomoedas realmente [devolvem] o controle ao povo.”
A Ledger também argumentou que existem “alguns temas semelhantes” entre Brexit e Cripto, embora tenha reconhecido que existem áreas nas quais eles “às vezes se opõem”:
“Por exemplo, a criptomoeda tem tudo a ver com liberdade financeira sem fronteiras, enquanto o Brexit se concentra em fechar suas fronteiras com a liberdade financeira da UE em mente.”
Quanto ao futuro de um Reino Unido pós-Brexit, Amandine Doat, conselheiro geral associado e chefe de políticas públicas da Ledger, disse: “Devemos esperar convergência e não fragmentação com a saída do Reino Unido da UE. O alinhamento da regulamentação entre a UE e o Reino Unido, mesmo após a saída do Reino Unido, é crucial para o desenvolvimento de uma forte presença da Europa em nível global.”
Em contraste com essas esperanças, ontem, 30 de janeiro, véspera do dia do Brexit, o primeiro-ministro Johnson esclareceu ao público que:
“O manifesto em que o governo foi eleito deixou claro que não haverá alinhamento. Sempre fomos muito claros de que estamos deixando a união aduaneira e o mercado único da UE, o que significa que as empresas terão que se preparar para a vida fora delas.”