Ações de autoridades fazem criminosos duvidarem da Dark Web

A Trend Micro revela desconfiança entre os usuários da darknet nos mercados da rede em meio a preocupações de segurança.

Um novo estudo revelou que os usuários do mercado da dark web estão começando a perder a confiança devido à repressão das autoridades e à “volatilidade atual” no cenário, o que resulta em instabilidade para os sites darknet estabelecerem uma presença fixa.

De acordo com a empresa de segurança cibernética Trend Micro, em 7 de junho, o fechamento dos mercados Dream Market, Wall Street Market, Valhalla e DeepDotweb geraram incerteza entre os usuários em relação à infra-estrutura de segurança instável que os sites obscuros vêm fornecendo.

Medo de fraudes

O relatório detalhava que, depois de março de 2019, quando as autoridades fecharam os sites darknet, as atividades de vendas sofreram uma desaceleração considerável.

As dúvidas começaram a aumentar entre os usuários sobre seu anonimato ao realizar transações, bem como um aumento nos golpes de saída – sites que se fecham repentinamente e roubam dinheiro dos clientes – e ações secretas das autoridades nos mercados.

A falta de confiança nos mercados da darknet levou à criação de um site chamado DarkNet Trust, criado para verificar a reputação dos fornecedores pesquisando nomes de usuário e impressões digitais PGP.

Darknet adota medidas de segurança adicionais

Os administradores dos mercados de dark web também foram obrigados a adicionar novos recursos de segurança, como mercados sem carteira, assinaturas múltiplas no Bitcoin (BTC) e políticas de Monero (XMR) e sem javascript.

A Trend Micro explica que um mercado sem carteira é um método em que o pagamento é feito diretamente entre o comprador e o fornecedor, com o mercado recebendo uma comissão mensal em oposição às taxas de transação.

O relatório também observa que novos serviços de e-mail criptografados, como Sonar e Elude, surgiram “de repente”, enquanto os usuários acusavam o Protonmail de ajudar na aplicação da lei.

Nos últimos meses, houve um aumento no ceticismo geral dos usuários.

O Cointelegraph publicou em 31 de maio que um hacker roubou e vazou o banco de dados do Daniel’s Hosting (DH), o maior provedor de hospedagem gratuita na darknet e a casa de vários fóruns e lojas relacionados a criptomoedas.

LEIA MAIS

Você pode gostar...