Maior empresa de capital de risco da Coréia faz primeiro investimento em startup de blockchain corporativo
A KIP é conhecida por seus investimentos em empresas de alto nível, incluindo Naver e Kakao.
A Korea Investment Partners (KIP), maior empresa de capital de risco da Coreia do Sul, está investindo em sua primeira startup de blockchain, a TEMCO, de acordo com um comunicado de imprensa de 1º de outubro.
A KIP é conhecida por seus investimentos em empresas de alto nível, que incluem o maior mecanismo de busca da Naver — Coreia, além de ser dona do popular aplicativo de mensagens japonês LINE — e do gigante de mensagens coreano Kakao, entre outros. Tanto a LINE quanto a Kakao fizeram várias incursões no espaço cripto, com a primeira lançando seu próprio token cripto e casa de câmbio e a segunda estabelecendo sua própria subsidiária blockchain.
De acordo com seu site oficial, a TEMCO é especializada em soluções de gerenciamento de cadeia de suprimentos que usam contratos inteligentes em um blockchain público para ajudar as empresas a rastrear produtos de maneira auditável, desde a distribuição até o consumo final. A startup lançará uma pré-venda simbólica em novembro de 2018.
O apoio de uma Oferta Inicial de Moedas (ICO) pela KIP ocorre cerca de um mês depois que a divisão de empreendimento coreano decidiu colocar controversamente os negócios relacionados a cripto na mesma categoria das organizações que lidam com bares e boates — negando às empresas no espaço uma ampla gama benefícios, incluindo reduções fiscais.
A Coreia, no entanto, continua tendo uma grande presença no espaço cripto, tendo supostamente o terceiro maior mercado de câmbio de cripto do mundo, depois dos Estados Unidos e do Japão. Nesta primavera, o governo sul-coreano revelou uma reorientação positiva para a legislação doméstica de cripto e blockchain, insinuando planos para tornar as ICOs domésticas legais novamente — o debate sobre o qual continuou neste verão.
A Cointelegraph informou em julho que os reguladores coreanos prometeram introduzir nova legislação que seria favorável ao investimento em blockchain, no mesmo mês em que três ministérios coreanos estavam trabalhando para produzir o esboço final de um esquema de classificação abrangente do setor de blockchain para o país.
Em agosto, o Ministério das Finanças do país anunciou que investiria cerca de US $ 4,4 bilhões em 2019 para alimentar oito setores da economia doméstica, incluindo o setor de blockchain.