Governo Coreano testa piloto blockchain para inovação na logística no maior porto do país
Dois ministérios do governo sul-coreano lançaram um piloto blockchain para a inovação da logística portuária e para o setor de transporte marítimo de contêineres do país.
Dois ministérios do governo sul-coreano lançaram um blockchain piloto para inovação em logística portuária, de acordo com um comunicado do Ministério da Ciência, TIC e Planejamento Futuro (MSIT) do país, publicado em 18 de dezembro.
O MSIT, junto com o Ministério de Oceanos e Pesca, está testando se a tecnologia pode tornar a indústria de transporte de contêineres da Coréia mais eficiente. Como o comunicado de imprensa descreve, o piloto será executado em um período de um ano no porto de Busan, o maior porto do país, e o quinto maior porto de contêineres do mundo.
A iniciativa visa verificar se o aproveitamento da tecnologia blockchain pode aumentar com sucesso a transparência entre todas as partes do setor de logística, agilizar os processos administrativos nas operações de importação e exportação e permitir o compartilhamento de dados em tempo real.
Ambos os ministérios têm colaborado no projeto desde o início deste ano, como parte de uma “Estratégia de Desenvolvimento de Tecnologia Blockchain”, anunciada oficialmente pelo MSIT em junho deste ano.
Conforme relatado, outros pilotos centrais da estratégia estão planejados nos campos de imóveis, votação on-line, gerenciamento de registros pecuários, liberação alfandegária e distribuição internacional de documentos eletrônicos. A estratégia global visa levantar 230 bilhões de won (cerca de US $ 204 milhões) até 2022.
Se o piloto de blockchain de logística de transporte em Busan for bem sucedido, ambos os ministérios planejam expandir a iniciativa em outros portos em todo o país.
Conforme relatado em junho, a Coréia do Sul anunciou este ano uma parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos para fortalecer a cooperação dos dois países no avanço da chamada “Quarta Revolução Industrial”.
O termo foi dado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) para indicar uma série de inovações tecnológicas que “alterarão fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros … [através da] comunidade global”. O WEF notavelmente reconheceu o blockchain. papel importante na Revolução já em 2016.
Em outras grandes notícias para a blockchain e a indústria naval globalmente, em agosto a IBM e a gigante dinamarquesa de transporte e logística Maersk lançaram sua solução de transporte global blockchain, que contou com 94 organizações participantes e 154 milhões de eventos de embarque já capturados no momento do lançamento.