Kim Chua, analista da PrimeXBT: Será que Cardano (ADA) vai ser o próximo assassino de ETH?
No ano passado, muitos blockchains alegaram ser capazes de derrubar ETH como o Rei dos Contratos Inteligentes. Embora ainda não se saiba se os novos desafiantes acabarão por ser capazes de assumir a posição do líder ETH, muitos viram uma boa tração em seu ecossistema, o que posteriormente fez o preço de seus tokens nativos disparar. Empresas como BNB para Binance Smart Chain e SOL para blockchain de Solana tiveram um desempenho excepcionalmente bom este ano, depois que suas redes entraram em operação este ano.
Agora, temos um novo desafio da blockchain Cardano.
Desde o seu lançamento em 2017, Cardano oferece transações muito mais rápidas com taxas mais baixas do que ETH. A incapacidade de fornecer contratos inteligentes os impediu, mas Charles Hoskinson, o fundador de Cardano, anunciou recentemente planos para apoiá-los em seu próximo hard-fork em maio, chamado Alonzo, para atualizar a blockchain Cardano para suportar contratos inteligentes.
Como se isso não bastasse, a IOHK, a empresa de tecnologia e mantenedora do código de Cardano, revelou na semana passada que um novo “conversor” erc20 estará a caminho. Este produto “conversor” permitirá que os clientes de ETH tragam tokens erc20 emitidos em ETH para a blockchain Cardano. Isso soa como uma proposta perigosa para ETH, onde tarifas altas e congestionamentos da rede afetaram gravemente a blockchain e fizeram com que muitos clientes considerassem uma mudança para outras blockchains mais baratas. Até o momento, a solução MATIC da Camada 2 tem sido um beneficiário importante, pois ainda reside em ETH, tornando mais fácil para os clientes atuais de ETH se moverem. Mudar para outras cadeias de blocos independentes de ETH, no entanto, não é tão simples. Aí vem o produto matador Cardano.
Este novo produto revelado pelo Cardano irá remover a barreira e tornar mais fácil para os clientes ETH trocarem de blockchain, o que é uma jogada inteligente se o plano de Cardano é arrancar clientes de ETH. A equipe de Cardano parece ter ETH em mente quando criou este produto e parece estar tentando desafiar ETH cara a cara.
Como este produto funciona: os tokens erc20 dos clientes, após serem convertidos, seriam então executados no mecanismo de consenso de prova de aposta de Cardano, que conta com uma rede de stakers e validadores que mantêm a rede e processam transações com taxas muito mais baixas em comparação com ETH. Os usuários seriam capazes de “converter” seus respectivos tokens erc20, movendo para Cardano e usar esses tokens “convertidos” como um token nativo especial no Cardano que tem o mesmo valor e vai funcionar como um token erc20 no Cardano. Caso os usuários desejem mudar seus tokens de volta para a blockchain ETH, uma função que vai permitir que eles queimem seus tokens no Cardano e recebam de volta os erc20 originais para uso na rede Ethereum.
O produto terá seu primeiro uso experimental para SingularityNET, um cliente ETH atual, com o token convertido chamado “AGIX”. Um testnet inicial será realizado para SingularityNET para permitir que seus usuários avaliem o processo de migração enquanto trabalham com tokens AGIX tanto no testnet Cardano quanto no testnet ETH “Kovan”, o leito de teste padrão para projetos baseados em ETH para testar como seus tokens vão se comportar na rede principal ETH.
Embora o produto pareça realmente atraente, seu impacto e popularidade ainda precisam ser vistos e precisaremos ver mais testes feitos em clientes ETH para poder avaliar a probabilidade dos clientes ETH aceitarem a proposta. Particularmente, será fundamental ver quanta redução de custo os usuários obtêm e quão mais rápida uma transação se torna na blockchain Cardano.
Se os resultados do testnet forem um sucesso, eu esperaria que o preço do token ADA aumentasse em antecipação a muitos novos projetos integrando a blockchain Cardano, assim como vimos um aumento no preço do token MATIC devido a um grande influxo de novos usuários em seus blockchain.
No entanto, espero que a equipe de Cardano promova muito o produto antes mesmo de vermos os resultados do testnet, sabendo o quão vocal eles têm sido em várias plataformas de mídia e até mesmo no youtube. É provável que a equipe faça muito barulho assim que o testnet começar, o que inevitavelmente fará o preço do ADA subir significativamente novamente. Isso pode acontecer a qualquer momento a partir de agora.
Na semana passada, quando a equipe Cardano anunciou que estava planejando lançar o Alonzo hardfork, o preço do ADA disparou 80%, de $1,50 para $2,50, mesmo quando a equipe não se comprometeu com uma data de início. A ampla liquidação no mercado de criptoativos subsequentemente levou seu preço de volta para US $1,30, onde está encontrando forte apoio e compradores vêm se acumulando.
Com a data de lançamento para Alonzo hardfork prevista para ser antes do final de maio, e o erc20 “conversor” testnet previsto para começar ao mesmo tempo, ou logo após Alonzo, pode haver uma grande quantidade de vantagens para o token ADA como formadores de opinião o token novamente, caso o mercado de criptoativo comece a se recuperar da liquidação. Um nível de preço de $3 ou mais não estaria longe nesse caso.
No entanto, se esse lado positivo pode ser sustentado depende muito de como os usuários irão para a pós-mainnet da blockchain, o que ainda pode demorar um pouco. Eu sugeriria que os traders pegassem a onda quando isso acontecer, mas realizar alguns lucros caso o preço dobre novamente para perto de $3,00.
Sobre Kim Chua, Analista de mercado PrimeXBT:
Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos.
Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.
O post Kim Chua, analista da PrimeXBT: Será que Cardano (ADA) vai ser o próximo assassino de ETH? apareceu primeiro em Criptoeconomia.