Responsável pelo esquema da OneCoin reaparece com suposta pirâmide de USDT
A principal figura do OneCoin, Le Quoc-Hung, voltou usando os canais sociais da OneCoin para promover um esquema praticamente idêntico, chamado OneLink.
Le Quoc-Hung, uma figura-chave no notório esquema OneCoin Ponzi, lançou um novo esquema criptográfico de Ponzi – OneLink
Desde que ingressou na fraude em 2014, Quoc-Hung, também conhecido como Simon Le, recrutou milhares de investidores para a OneCoin de seu país natal, Vietnã – antes de se tornar um importante ator e ‘capitão’ de recrutamento.
De acordo com a mídia, BehindMLM, Le posicionou-se e o capitão da rede OneLife da OneCoin depois que o co-fundador do programa, Konstantin Ignatov, foi preso e o subseqüente esconderijo da irmã de Ignatov, Ruja Ignatova.
Le então usou o OneLife como plataforma para estimular seu novo golpe, além de continuar solicitando investimentos no golpe do OneCoin. Acredita-se que Le esteja escondido em Dubai ou no Vietnã.
Líder da OneCoi e o novo golpe
O OneLink compreende um esquema clássico de Ponzi, que não oferece produtos para afiliados venderem além da associação no próprio esquema.
Os membros investem no OneLink usando o stablecoin Tether (USDT) em troca de pontos do OLX – com pacotes de investimento que variam de US $ 100 a US $ 5.000, além de uma taxa de associação de US $ 40. Os profissionais de marketing de afiliados prometem 10% dos fundos investidos no esquema por recrutas, com comissões residuais de referências a jusante também ostentam para atrair profissionais de marketing.
As afiliadas são classificadas de acordo com o volume de investimento que podem gerar das vítimas, com os relógios Rolex listados entre os bônus oferecidos para atrair profissionais de marketing prolíficos.
Várias figuras importantes do golpe do OneCoin estão atualmente envolvidas em processos legais. O co-fundador, Karl Greenwood, enfrenta uma conferência pré-julgamento em junho, e o advogado da OneCoin, Mark Scott, enfrenta acusações por suposta lavagem de dinheiro e um processo contínuo de ação coletiva.
Esquemas ponzi com criptomoedas em alta
Numerosos esquemas Ponzi com criptos foram fechados ao longo dos anos, com seus principais atores se escondendo. Alguns deles incluem Bitconnect, OneCoin e PlusToken. Apesar da prevalência desses golpes, novos esquemas continuam surgindo e alcançando níveis alarmantes de sucesso.
O AntiMatter Kingdom, um esquema chinês de mineração em nuvem que começou a operar em 1º de abril, absorveu aproximadamente 1.607 Bitcoin (BTC) em menos de quatro semanas.