Cazaquistão está entre os 3 principais destinos dos mineradores de Bitcoin junto com EUA e China

Os três países com maior contribuição para a taxa de hash do Bitcoin continuam avançando sobre as participações de outras jurisdições, como Malásia, Alemanha e Irã.

Por mais de um ano, o Cazaquistão, país da Ásia Central rico em petróleo, manteve sua posição como o terceiro colocado no ranking global de mineração de Bitcoin (BTC) depois de superar a Rússia em fevereiro de 2021.

Em janeiro de 2022, o Cazaquistão contribuiu com 13,22% do total da taxa de hash do Bitcoin, posicionado-se logo atrás dos líderes históricos EUA (37,84%) e China (21,11%), conforme mostrado abaixo.

Ao longo do mesmo período, os dados do Centro de Finanças Alternativas de Cambridge estimaram que a contribuição média mensal do Cazaquistão sobre a taxa de hash do Bitcoin foi de 24,8 exahashes por segundo (Eh/s). Enquanto isso, os EUA e a China contribuíram com 71 Eh/s e 39,6 Eh/s, respectivamente.

A Agência Internacional de Energia (AIE), que é cofinanciada pela União Europeia, destacou a forte dependência do Cazaquistão de fontes de energia não renováveis, como petróleo (mais de 50%), carvão (28%) e gás natural (17%) até 2020. O estudo revelou:

“A maior parte do carvão é usada para geração de eletricidade e calor, enquanto a maior parte do petróleo é usada pelos consumidores finais, principalmente no transporte rodoviário.”

No entanto, os três principais países que contribuem para a taxa de hash do Bitcoin continuam avançando sobre a participação de outras jurisdições, como Malásia, Alemanha e Irã. O Cazaquistão foi um dos primeiros a receber os mineradores chineses depois que o governo chinês impôs uma proibição geral à mineração e ao comércio de Bitcoin e criptomoedas.

A China retomou as operações de mineração em setembro de 2022, mas a proibição temporária tirou o país da liderança do ranking de mineração de Bitcoin, colocando os EUA no topo desde então.

Relatos locais do Cazaquistão destacam a intenção do país de legalizar um mecanismo para converter criptomoedas em moedas fiduciárias.

Falando no fórum internacional Digital Bridge 2022, o presidente Kassym-Jomart Tokayev declarou ter a intenção de tornar o Cazaquistão um líder no campo da tecnologia digital, do ecossistema de criptomoedas e da mineração regulamentada.

“Estamos prontos para ir mais longe. Se este instrumento financeiro mostrar maior relevância e segurança, certamente receberá pleno reconhecimento legal”, afirmou Tokayev.

LEIA MAIS

Você pode gostar...