Justiça manda Mercado Bitcoin indenizar cliente que teve conta hackeada
Mais um caso envolvendo roubo de dados de um cliente de plataforma de negociação de criptomoedas resultou em indenização. O juiz Sandro Cavalcantti Rollo, do Foro de Arujá, condenou o Mercado Bitcoin Serviços Digitais LTDA a pagar 27 mil reais a um cliente da exchange que teve a sua conta hackeada.
A quantia de 0,16004 bitcoins foram roubadas da conta do usuário, valor que equivale a 7 mil reais. De acordo com a vítima do roubo, a quantia foi retirada no dia 02 de setembro de 2019. A ação foi realizada por uma conta que ele descobriu estar localizada na Califórnia.
Ao descobrir o desvio de seus investimentos, Gustavo questionou o Mercado Bitcoin para entender o que ocorreu. Ele foi informado que este roubo de valores decorreu de uma ação hacker, causada por uma falha não do sistema da plataforma, mas sim em seu e-mail ou equipamento. Isto o motivou a entrar com um processo de danos morais contra a empresa.
No processo, o cliente estava requerendo a restituição do valor transferido de sua conta com correção monetária. Além disto, ele também pediu uma indenização por danos morais. Como resultado, o juiz Sandro determinou o ressarcimento do valor, decidindo em seu favor e derrubando a alegação da plataforma que tentou se eximir da culpa.
As considerações do juiz
Sandro Cavalcantti Rollo julgou parcialmente procedente a acusação do cliente. Dessa forma determinou o pagamento do valor que ele perdeu, calculando a data em que a sua conta foi hackeada e acrescendo 1% de juros por mês. Como a ação ainda não foi totalmente definida, até o momento o montante devido pelo Mercado Bitcoin ao cliente é de 27 mil reais.
Entretanto, a acusação de danos morais ainda está sendo julgada, de forma que se não houver condenação o valor mínimo que a empresa deverá pagar de parcela para o cliente é de 4% do total. No caso de ser condenada, a plataforma precisará desembolsar mais 4% sobre o valor total da condenação. Agora aguarda-se o Mercado Bitcoin se manifestar sobre o assunto.
A empresa de negociação de criptomoedas existe desde 2013, e tem sede em São Paulo. Trata-se de uma companhia de capital fechado, que oportuniza seus clientes a fazer investimentos em diversos tipos de ativos digitais.
Apesar do caso do cliente, sua plataforma de negociação conta com vários clientes e tem uma boa reputação entre as opções de exchanges nacionais. A empresa é bem avaliada no site Reclame Aqui.
Saiba mais em Justiça manda Mercado Bitcoin indenizar cliente que teve conta hackeada