Justiça Federal move processo contra Investimento Bitcoin para São Paulo
Após investigações do Ministério Público Federal, a justiça determinou que um processo contra a Investimento Bitcoin seja julgado em São Paulo. A empresa é acusada de propaganda enganosa por uma possível vítima, que teria tido problemas com saque na plataforma de investimentos.
A empresa “Investimento Bitcoin” ficou conhecida por veicular propagandas em vários sites e canais de televisão. Alguns apresentadores famosos apareciam oferecendo a empresa que promete rentabilidade acima do mercado em programas.
Com a repercussão negativa, em 2019, o Conar recomendou que todos os anúncios da empresa fossem retirados do ar. Além disso, a Investimento Bitcoin é uma empresa que segue na mira da CVM, por supostas ofertas irregulares de investimentos.
Com promessas milagrosas de rendimentos, Investimento Bitcoin tem processo que apura crime movido pela Justiça Federal para São Paulo
A Investimento Bitcoin certamente ganhou fama no Brasil, com aparições públicas de destaque. Vinculada em canais de televisão como TV Globo, Record, SBT e Band, atraiu milhares de investidores para os planos milagrosos.
Além disso, um investidor acusa os portais UOL e Terra de vincularem publicidade desta possível pirâmide financeira. Dessa forma, uma investigação foi conduzida pelo Ministério Público Federal, uma vez que um investidor acusou todos as emissoras e sites de vincularem propaganda enganosa.
Tenho um investimento na empresa Investimentos Bitcoin e já fazer [sic] 18 dias uteis que estou sem receber, e acho que eles deram o golpe na população, empresa essa divulgada por todos os meios de comunicação, como TV GLOBO, SBT, RECORD, BAND, UOL, TERRA
Gostaria de representar contra todas essas empresas por propagando [sic] enganosa a nivel nacional
Ao chegar na Justiça Federal, contudo, o juiz que cuidou do caso afirmou que o processo é de uma pessoa física contra uma empresa particular. Ou seja, não cabe o processo seguir em esfera nacional, devendo ser analisado no âmbito estadual.
Dessa forma, a Justiça Federal moveu as investigações feitas pelo MPF e as acusações contra a Investimento Bitcoin para São Paulo. O caso deverá ser analisado por um juiz do TJSP, que irá determinar se o Ministério Público Estadual deve seguir com investigações contra a empresa, que faz promessas de rendimentos suspeitas com Bitcoin.
Com promessas estranhas de rendimentos com Bitcoin, empresa ainda oferece ganhos com marketing multinível
Além dos milagres dos juros compostos que a Investimento Bitcoin oferece em seus planos de investimentos, há remunerações extras ao convidar pessoas. A empresa afirma que paga comissão de até dez níveis, usando uma estratégia conhecida como Marketing Multinível.
O que chama atenção é que a Investimento Bitcoin oferecia rendimentos de até 2% ao dia. Em uma consulta ao site da empresa, contudo, é possível verificar que em 2020, a empresa promete rendimentos suspeitos de até 7% ao dia, ou seja, quase quatro vezes mais do que no último ano. A CVM já estaria apurando as atividades da empresa.
Cabe o destaque que não foi apenas o rendimento oferecido que aumentou para o lado da Investimento Bitcoin. Isso porque, são pelo menos 760 reclamações contra a empresa no Reclame Aqui, registradas ao longo do último ano.
Dentre elas, consta atrasos em saques e alegações de fraude, que de fato nunca foram respondidas pela Investimento Bitcoin. Como a Investimento Bitcoin não tem suporte na plataforma de reclamações mais usada no Brasil, é destacada como “Não Recomendada“.
Por fim, a reportagem do Livecoins procurou os responsáveis pela Investimento Bitcoin para comentar sobre os problemas de saques e sobre uma possível investigação do Ministério Público de São Paulo. Até o fechamento desta, entretanto, a empresa não havia se manifestado.
Saiba mais em Justiça Federal move processo contra Investimento Bitcoin para São Paulo