Agência Nacional de Polícia do Japão empregará novo software para rastrear transações de cripto
A Agência Nacional de Polícia do Japão está considerando usar um software especial para rastrear transações o uso ilícito de criptos
Em resposta a um aumento relatado no uso ilícito de criptomoedas, a Agência Nacional de Polícia (ANP) do Japão planeja lançar um novo software capaz de rastrear o histórico de transações de criptomoeda, informou a organização pública nacional de radiodifusão NHK no dia 30 de agosto.
Em 2019, a Agência Nacional de Polícia irá colocar em prática software especial para rastrear o histórico das transações em moeda virtual dentro do país. O movimento vem como parte de um esforço para combater o aumento do nível de uso indevido de criptomoedas e roubos.
A fim de cobrir as despesas do novo software, a ANP está procurando aumentar seu orçamento em 35 milhões de ienes (cerca de US $ 315.000) para o próximo ano fiscal.
O software foi desenvolvido por uma empresa privada que não teve seu nome divulgado. De acordo com a NHK, o software pode extrair dados de transação necessários para uma investigação, visualizá-lo a partir de registros abertos e mostrar para que operadoras de casas de câmbio cripto cripto usaram a moeda.
No início deste mês, a Trend Micro, fabricante de softwares de segurança baseada em Tóquio, encontrou um malware de caixa eletrônico Bitcoin (BTC) disponível para compra on-line. Pelo preço de US $ 25.000, os criminosos poderiam comprar o malware de caixa eletrônico BTC acompanhados de um cartão pronto para uso com EMV e capacidades de comunicação de campo próximo, permitindo que os fraudadores recebessem o equivalente a 6.750 dólares, euros ou libras.
Na semana passada, o comissário do órgão regulador financeiro do Japão, a Agência de Serviços FInanceiros (ASF), disse que a agência quer que o setor de criptomoedas “cresça sob regulamentação apropriada”, acrescentando que “não tem intenção de refrear a indústria cripto”. “O objetivo da ASF é desenvolver a indústria cripto e encontrar um“ equilíbrio ”entre a proteção do consumidor e a inovação tecnológica.
Antes disso, a ASF revelou os resultados de suas inspeções no local de operadores de casas de câmbio cripto, observando que a revisão “substancial” contínua dos procedimentos de registro será necessária. A sondagem da ASFdescobriu que os sistemas de manutenção e controle das casas de câmbio cripto não conseguiram acompanhar o crescimento exponencial dos volumes de transação.