Megabancos japoneses juntam-se a consórcio para lançar moeda digital baseada em ienes

Os gigantes do setor privado no Japão estão explorando moedas digitais como uma forma de agilizar grandes transferências de fundos e liquidações.

Um consórcio de cerca de 70 empresas japonesas, incluindo as maiores instituições financeiras do país, uniu forças para testar e lançar uma nova moeda digital baseada em ienes no ano fiscal de 2022, enviando um forte sinal de que o setor privado estava adotando sistemas de pagamento baseados em blockchain.

A nova moeda digital, apelidada de “DCJPY”, será protegida por depósitos bancários e contará com uma plataforma comum para agilizar grandes transferências de fundos e liquidações entre as empresas participantes, de acordo com Kazuhiro Tokia, diretor executivo da exchange de criptomoedas DeCurret.

DeCurret lidera o consórcio, que inclui os bancos Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group. O consórcio também consiste noJapan Post Bank Co Ltd., Nippon Telegraph and Telephone Corp, East Japan Railway Co e Kansai Electric Power Co Inc. De acordo com a Reuters, o grupo tem se reunido regularmente desde 2020 para discutir a criação de uma nova plataforma de liquidação para pagamentos digitais.

Em termos de depósitos totais, Mitsubishi, Mizuho, ​​Sumitomo e Japan Post Bank estão entre as cinco maiores instituições financeiras do Japão.

No setor público, o Banco do Japão priorizou o desenvolvimento de uma moeda digital de banco central, ou CBDC, com foco no fornecimento de canais de pagamento contínuos entre o chamado yuan digital e serviços de pagamento eletrônico. Enquanto o BOJ está liderando esse esforço, o objetivo final é incentivar a adoção de um CBDC pelo setor privado. Conforme relatado pelo Cointelegraph, os testes-piloto do CBDC do Banco do Japão devem ser concluídos em março de 2022.

A infraestrutura apoiada por depósitos que está sendo desenvolvida pelo consórcio está alinhada com a estrutura CBDC do BOJ, de acordo com o consultor da DeCurret, Toshihide Endo, que anteriormente atuou como chefe da Agência de Serviços Financeiros do Japão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...