Regulador financeiro japonês recebe 190 aplicações de licença de exchanges de criptomoedas
A Agência Japonesa de Serviços Financeiros recebeu 190 pedidos de licença de troca de criptomoeda.
A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA, na sigla em inglês) recebeu 190 pedidos de licença de troca de criptomoeda, disse um membro da equipe da FSA à agência Cointelegraph Japan em 28 de dezembro.
A FSA deu o status de autorregulamentação da indústria cripto local, certificando a Associação Japonesa de Câmbio Virtual (JVCEA) para supervisionar o espaço. Espera-se agora que o JVCEA desenvolva políticas de combate à lavagem de dinheiro (AML) e forneça diretrizes para as trocas de criptos.
Como a Cointelegraph informou recentemente, tal licença foi concedida recentemente ao Coincheck, uma bolsa de criptomoedas. Após um corte na bolsa em janeiro, recebeu dois pedidos de melhoria de negócios da FSA.
Essas ordens de melhoria se concentraram principalmente no estabelecimento de padrões mais elevados para proteção do consumidor e medidas contra a lavagem de dinheiro. A FSA enviou “avisos de punição” para sete trocas de criptos em março.
O comissário da FSA do Japão disse em agosto que a agência desejava que a indústria criptográfica “crescesse sob regulamentação apropriada”. Ele também assegurou que a agência “não tem intenção de refrear [a indústria criptográfica] excessivamente”.
Como as indústrias de criptomoeda e blockchain têm crescido no Japão, assim como a FSA. Em julho, a agência passou por uma grande reformulação para lidar melhor com os campos relacionados a fintech, incluindo criptomoedas.
O Gabinete de Desenvolvimento de Estratégias e Gestão substituiu o Gabinete de Inspeção, e irá desenvolver uma política de estratégia financeira e lidar com questões relacionadas com o mercado de moedas digitais, fintech e lavagem de dinheiro.
O Departamento de Políticas e Mercados sucederá ao Bureau de Planejamento e Coordenação, e terá a tarefa de desenvolver uma estrutura legal que aborde o rápido crescimento do setor de fintech.
Depois de introduzir regulamentações que exigem trocas de criptomoedas para relatar transações suspeitas, a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA) relatou um aumento acentuado em tais relatórios. De acordo com o NPA, houve 5.944 desses relatórios entre janeiro e outubro.