Jack Ma entrega o controle da gigante fintech Ant Group
Depois de fundar o Ant Group em 2014, o bilionário chinês Jack Ma agora está cedendo o controle da empresa como parte das mudanças na estrutura corporativa da Ant.
O bilionário chinês e fundador da Alibaba, Jack Ma, não controlará mais a gigante fintech Ant Group como parte das recentes mudanças na estrutura corporativa da empresa.
O Ant Group anunciou oficialmente que Ma concordou em desistir do controle do Ant Group como parte da otimização e reestruturação da governança corporativa da empresa.
Antes da mudança, Ma era o controlador da Ant, exercendo o controle da empresa por meio de entidades relacionadas, além de sua participação de 10% na Ant.
Assim que o processo de reestruturação estiver concluído, nenhum acionista individual terá controle sobre a Ant, informou a empresa em comunicado. Acionistas importantes como Hangzhou Junhan e Hangzhou Junao exercerão independentemente seus direitos de voto na Ant, observou a empresa.
“O ajuste não resultará em nenhuma alteração nos interesses econômicos de quaisquer acionistas do Ant Group e seus beneficiários”, acrescentou Ant.
De acordo com alguns analistas, a reestruturação da Ant e a renúncia do controle de Ma sobre a empresa podem impactar positivamente a empresa no longo prazo.
Wang Pengbo, analista financeiro sênior da BoTong Analysys, acredita que a nova estrutura da empresa com direitos de voto mais diversificados é mais estável. “Isso abre caminho para que ela se torne pública no futuro, embora uma listagem no futuro imediato seja muito improvável”, observou ele.
Em meio à notícia de que Ma cedeu o controle sobre a Ant, as ações da Alibaba, empresa afiliada da Ant, saltaram significativamente. As ações da Alibaba subiram quase 10% na Bolsa de Valores de Nova York desde que a Ant fez o anúncio, de acordo com dados do TradingView.
Conforme relatado anteriormente, a Ant tentou realizar a maior oferta pública inicial (IPO) em 2020, planejando levantar cerca de US$ 30 bilhões. O governo chinês acabou optando por interromper a IPO da Ant, pois as autoridades locais queriam afirmar seu poder sobre as empresas privadas.
Após a suspensão da IPO, a Ant continuou a explorar ativamente os benefícios da blockchain e dos ativos digitais. Dona da maior plataforma de pagamento digital do mundo, a Alipay, a Ant continuou envolvida no desenvolvimento da moeda digital nacional da China depois de iniciar a cooperação com o Banco Popular da China em 2017.
A empresa também está entre os gigantes tecnológicos chineses que criaram alianças blockchain nos últimos anos para operações relacionadas. A empresa tem desenvolvido ativamente seu negócio de blockchain, AntChain, apresentando novos produtos em 2022.
Apesar de seu aparente interesse em blockchain e tecnologias relacionadas, a Ant ainda se moveu para cumprir a posição negativa da China em relação a criptomoedas. Como o Cointelegraph relatou em março de 2022, o Ant Group estava entre as empresas que impunham algumas restrições em suas plataformas de tokens não-fungíveis, temendo a repressão do governo.
VEJA MAIS: