Jack Ma do Alibaba: Blockchain “não terá sentido” se não ajudar a construir um futuro mais verde
Jack Ma, fundador do gigante chinês de e-commerce Alibaba, disse que o blockchain e outras tecnologias avançadas ainda precisam provar que podem ajudar a evoluir a sociedade em uma direção “mais verde e mais inclusiva”. Seus comentários vieram como parte de uma palestra proferida na Conferência Mundial de Inteligência Artificial na China em 17 de setembro, como relata o canal local cnBeta.
Enquanto a palestra de Ma se concentrava nos desafios e nas (mal) percepções comuns em torno do advento da inteligência artificial (IA) em particular, ele reservou um lugar para a tecnologia blockchain e internet of things (IoT) como bacias tecnológicas na nova “era dos dados”, argumentando que:
“A era dos dados é uma grande oportunidade para os fabricantes reformarem a indústria. Mas o blockchain e a IoT não terão sentido, a menos que possam promover a transformação da indústria manufatureira e a evolução da sociedade em direção a uma direção mais verde e inclusiva.”
Jack Ma, que agora planeja se aposentar, tem um patrimônio líquido de US $ 36,9 bilhões, segundo a Forbes. O popular aplicativo de pagamentos móveis Alipay, administrado pela afiliada do Alibaba, a Ant Financial, teria 450 milhões de usuários.
Blockchain não é um tópico novo para o titã do e-commerce, já que Ma já refutou neste ano alegações de que a tecnologia é apenas uma “bolha”, enfatizando que ele tem pesquisado blockchain há anos e acredita fortemente em seu potencial para tratar de questões de dados. privacidade e segurança para a sociedade em todos os níveis.
Na verdade, já no verão de 2016, a Ant Financial introduziu a tecnologia blockchain para melhorar a prestação de contas em seu trabalho com a indústria chinesa de caridade, chegando a recrutar especialistas da blockchain na empresa em geral no ano seguinte.
Dados recentes publicados no final de agosto revelaram que o Alibaba havia selado o primeiro top globalmente em uma nova lista que classificou as entidades pelo número de patentes relacionadas ao blockchain arquivadas até o momento; o conglomerado de e-commerce registrou incríveis 90 patentes, superando até mesmo a IBM.
No entanto, o Alibaba cumpriu rigorosamente os esforços recentemente redobrados de Pequim para reprimir as criptomoedas descentralizadas, com a Alipay anunciando que bloquearia qualquer conta que usasse sua rede para realizar transações em Bitcoin (BTC) no mercado over the counter (OTC).
A empresa também informou que planeja conduzir um programa de “prevenção de riscos” destinado a educar os usuários sobre os perigos da “propaganda” falsa relacionada à cripto.
Fonte: Cointelegraph