Jack Dorsey sobre a UBI (renda básica universal): Bitcoin incentiva transparência, pensamento de longo prazo

A iniciativa Start Small de Dorsey investiu mais de US$ 55 milhões nos Estados Unidos e no exterior para experimentar a renda básica universal.

O cofundador do Twitter e CEO da Block (anteriormente Square) Jack Dorsey discutiu as implicações de uma estratégia de renda básica universal (UBI), paga com Bitcoin (BTC), com a candidata ao Congresso dos Estados Unidos e professora em tempo integral do ensino fundamental, Aarika Rhodes.

“A obscuridade da informação força e incentiva as pessoas a comportamentos (financeiros) negativos que não funcionam para elas, nem para suas comunidades ou famílias”, disse Dorsey ao apontar a falta de transparência existente no sistema financeiro centralizado.
 

“Se há uma coisa para focar é no Bitcoin – as operações são transparentes, o código é transparente, a política é transparente.”

Essa base básica do BTC é o que Dorsey acredita ter o potencial de resolver vários casos de uso e problemas como resultado direto do uso de moeda fiduciária. Por meio de iniciativas de negócios, incluindo o Start Small, o empresário investiu mais de US$ 55 milhões nos Estados Unidos e no exterior para experimentar a UBI.

“Estamos prestes a fazer um teste da UBI como conceito de uso do Bitcoin também.”

O experimento da UBI alimentada por BTC de Dorsey envolverá a criação de uma comunidade de pequena escala de vendedores e comerciantes que aderirem ao Bitcoin. Com base no quociente de felicidade e vontade de participar, ele pretende identificar casos de uso para implementação em larga escala.

Rhodes acredita fortemente que envolver o Bitcoin reduzirá os custos relacionados às taxas bancárias:
 

“Quando você tem algo como o Lightning (rede), onde você pode fazer transações com taxas muito baixas é um benefício para todos. Não importa onde estão economicamente.”

Em termos de alfabetização financeira, Dorsey disse que a adoção do padrão Bitcoin imprime um pensamento de longo prazo, no entanto, seu ceticismo em relação a uma renda básica universal alimentada por BTC reduzirá com base nos resultados retratados pelos experimentos em andamento:

“Apenas essa ação de possuí-lo (BTC) mudará a mentalidade das pessoas de maneiras fundamentais que são positivas e compostas em todas as suas comunidades, e incentiva outras ações, como vendedores e comerciantes ao seu redor, fazendo coisas semelhantes.”

Junto com os benefícios que vêm com o padrão Bitcoin, Dorsey também está atento aos seus impactos negativos. Em uma nota final, ele destacou as ineficiências nas políticas governamentais e como a UBI ajuda a enfrentar alguns dos desafios:

“Se você pretende ajudar as pessoas, dando-lhes dinheiro diretamente é muito melhor do que o dinheiro que os governos (federal e local) gastam nessas estruturas de apoio existentes. Não está ajudando as pessoas.”

Em uma entrevista recente com o CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, Dorsey opinou que o Facebook (mais tarde renomeado como Meta) deveria ter usado um protocolo aberto como o Bitcoin em vez de tentar criar sua própria moeda, Diem.

Como o Cointelegraph relatou, Dorsey acrescentou que tornar o BTC mais acessível também beneficiaria muitos dos serviços de mensagens instantâneas e voz sobre IP da Meta, como Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.
 

LEIA MAIS:

.

Você pode gostar...