‘Diem foi uma perda de tempo, Meta deveria ter focado no BTC’, diz Jack Dorsey

Dorsey disse que, embora o Facebook provavelmente tenha iniciado o Diem pelas “razões certas”, deveria ter usado um protocolo aberto como o Bitcoin, em vez de tentar criar sua própria moeda.

O fundador do Twitter, Jack Dorsey, disse que o projeto fracassado de criptomoeda da Meta, Diem, foi “desperdício de esforço e tempo” e que deveria ter focado seus esforços em “tornar o Bitcoin mais acessível para todos”.

O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, entrevistou Dorsey na terça-feira na conferência Bitcoin for Corporations 2022 de sua empresa sobre como as corporações podem integrar e usar o Bitcoin (BTC).

Dorsey disse que, embora o Facebook provavelmente tenha iniciado o Diem pelas “razões certas”, deveria ter usado um protocolo aberto como o Bitcoin em vez de tentar criar sua própria moeda.

“Essa coisa toda com Libra e depois Diem, acho que há muitas lições lá”, disse Dorsey a Saylor. “Espero que eles tenham aprendido muito, mas acho que houve muito esforço e tempo desperdiçados.”

Sua crítica à concorrente de redes sociais mais popular e bem-sucedida do Twitter talvez não seja uma surpresa. Desde que deixou o cargo de CEO do Twitter em novembro do ano passado, Dorsey deixou claro que planeja tornar o Bitcoin o foco de sua nova empresa, Block (anteriormente conhecida como Square). A Block permite que os usuários comprem Bitcoin através do serviço de pagamentos móveis Cash App.

“Esses dois ou três anos ou o tempo que passaram poderiam ter sido gastos tornando o Bitcoin mais acessível para mais pessoas ao redor do mundo.”

Dorsey acrescentou que tornar o BTC mais acessível também beneficiaria muitos dos produtos da Meta, referindo-se especificamente ao Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.

“Nós temos essa rede aberta agora. E é utilizável. Não é acessível a todos, mas é utilizável. Quanto mais fácil, mais rápido, mais acessível, vai melhorar tudo, incluindo tudo o que o Facebook pretendia fazer com a Libra.”

Em 2019, o Facebook (agora com a marca Meta Platforms) lançou o white paper do Libra, seu tão esperado projeto de infraestrutura financeira baseado em cripto. No entanto, após uma série de obstáculos regulatórios e relações públicas ruins que forçaram o projeto a mudar a marca para Diem em dezembro de 2020, acabou chegando a um fim prematuro.

A Meta anunciou oficialmente que venderia a propriedade intelectual e outros ativos da Diem para a Silvergate Capital Corporation na segunda-feira pelo valor agregado de US$ 182 milhões, abrindo mão do projeto oficialmente na terça-feira.

Em 12 de janeiro, uma atualização do Cash App integrou a Bitcoin Lightning Network, permitindo transferências BTC mais rápidas e baratas usando o protocolo de pagamentos de camada 2.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...