Brasileiros cobram bancos tradicionais após Nath Finanças denunciar taxas indevidas e pedem reembolso
Enquanto investidores de criptomoedas sacavam nas exchanges com o FUD provocado pela SEC, correntistas brasileiros faziam movimento análogo junto a bancos após influencer ensinar o benefício.
Os investidores de criptomoedas protagonizaram um movimento massivo nas plataformas das exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase esta semana, após a SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, anunciar o ingresso de duas ações judiciais distintas contra as exchanges de criptomoedas.
De maneira análoga, diversos clientes brasileiros correram aos bancos nos últimos dias após a influencer e empresária Nathália Rodrigues, a Nath Finanças, publicar uma sequência (thread) no Twitter ensinando seus seguidores a se livrarem das tarifas bancárias e solicitarem reembolso das taxas que já foram pagas, publicação que acumulava 11,7 milhões de visualizações nesta quarta-feira (7).
Em relação aos investidores de criptomoedas, o FUD (medo, incerteza e dúvida) podia ser percebido pelo volume de saques nas duas exchanges na última terça-feira (6), quando US$ 3,1 bilhões foram retirados da Coinbase e da Binance pelos investidores, ocasião em que as exchanges descentralizadas (DEX) quase triplicaram de volume.
No caso da publicação de Nath Finanças, a postagem feita pela influencer no último dia 1º de junho tem por base a Resolução 3.919 do Banco Central, norma vigente no país desde novembro de 2010 que prevê a obrigatoriedade de as instituições bancárias oferecerem aos clientes uma opção de conta corrente gratuita para pessoas físicas (PF) para realização de saques e transferências, entre outras operações.
“Você acha que o banco vai te contar isso? Nunca”, escreveu Nath Finanças.
COMO PEDIR REEMBOLSO DE TODAS A TARIFAS DA CONTA CORRENTE QUE VOCÊ JÁ PAGOU
Segue o fio 🧵— Nath Finanças 💰 (@nathfinancas) June 1, 2023
A publicação da empresária se focaliza no artigo 2º da Resolução em que o Banco Central enumera as situações que são vedadas a cobrança de tarifas, em contas de depósitos à vista e contas de depósito de poupança, por prestação de serviços essenciais a pessoas naturais tais como o fornecimento gratuito de cartão de débito e a realização de até quatro saques mensais gratuitamente.
“Como você vai fazer: vai entrar em contato pelo chat ou ligando para o banco, avisa que você não sabia desse pacote e o mesmo NUNCA te ofereceu e que você gostaria do reembolso de todos esses meses ou pelo menos 6 meses que estava pagando tarifa bancária sem necessidade […] Diz que se não for resolvido, vai entrar em contato com o BACEN [Banco Centra] e contar que não foi oferecido esse pacote mesmo você cliente se encaixando no perfil”, prosseguiu Nath.
Em outro embate recente, Nath Finanças foi uma das especialistas contrárias à teoria de Primo Rico, que diz que é possível sair do zero e chegar a R$ 1 milhão em seis meses, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.
LEIA MAIS:
- Levantamento indica que europeus fazem maioria dos investimentos em contratos futuros de Bitcoin na BitMEX
- Arbitragem: Fundo de criptomoedas da KPTL aprovado pela CVM, promete lucrar tanto com alta como com queda das criptomoedas
- Mineradores que saem da China buscam América do Sul para continuação da mineração de Bitcoin