Itajaí (SC) implanta sistema que recompensa usuários de meios de transporte sustentáveis com moeda digital
A cidade catarinense se torna a primeira da América Latina a integrar o Pacto Global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, se juntando a Nova York (EUA) e Copenhague (Dinamarca).
No último dia 22 de setembro, por ocasião do Dia Mundial sem Carro, Itajaí implantou o aplicativo MovItajaí para incentivar os moradores da cidade a deixarem o carro na garagem e optar por opções sustentáveis de mobilidade urbana, como o transporte público, a bicicleta e também caminhadas.
Baseado na plataforma portuguesa AYR, o aplicativo recompensa os usuários com moedas digitais sempre que eles optarem por minimizar a emissão de gás carbônico na atmosfera em seus deslocamentos.
Os cidadãos recebem uma unidade do AYR-Itajaí a cada 100g de CO2 evitadas, o que equivale a 900 metros de distância percorridos por qualquer meio que não seja um veículo de passeio particular. O monitoramento dos deslocamentos é feito através do sistema de georreferenciamento do Google vinculado aos celulares dos usuários do aplicativo.
Por enquanto, a moeda digital ainda é aceita em poucos estabelecimentos, mas a prefeitura pretende ampliar as opções aos usuários oferecendo uma compensação a empresários e prestadores de serviços locais que aderirem à rede, através da venda de créditos de carbono e, portanto, sem impacto direto sobre as finanças do município.
As estimativas iniciais preveem que pelo menos 20.000 usuários estejam utilizando o MovItajaí até o final de 2021, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Thiago Morastoni, em depoimento no site oficial de Itajaí:
“Nós estamos inserindo Itajaí em um ecossistema global de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. As cidades têm desafios similares a enfrentar no mundo pós-pandemia. Podemos citar as quedas profundas na demanda por transporte coletivo e de consumo no comércio local, ou as doenças físicas e mentais associadas ao sedentarismo, além do agravamento do trânsito e do aquecimento global. Portanto, visualizamos diversos benefícios para Itajaí ao adotar esta solução e integrar-se à rede de cidades e parceiros do AYR”.
Com o MovItajaí, a cidade catarinense se torna a primeira da América Latina a fazer parte do Pacto Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, do qual já fazem partes diversas cidades de Portugal, além de Nova York (EUA) e Copenhague (Dinamarca), entre outras. Recentemente, a plataforma desenvolvida em Portugal venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria lifestyle.
No futuro, a ideia é que o AYR-Itajaí possa ser convertido em reais, de acordo com uma cotação variável, assim como acontece no mercado de criptomoedas. Hoje, o valor estimado estaria entre R$0,10 e R$ 0,15, mas a tendência é que haja valorização no médio prazo, acompanhando índices globais de outras cidades que já implantaram o mesmo mecanismo.
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil, tokens sociais tem fortalecido comunidades com interesses e valores comuns cujo interesse na adoção e uso de ativos digitais vai além de benfícios financeiros, como a experiência do Ñeripeso, no Uruguai.
LEIA MAIS
- Paulo Guedes não desiste e insiste em imposto para o Bitcoin, Facebook, Google, Apple e imposto do ‘pecado’
- Plataforma de apps blockchain de código aberto QTUM faz parceria com Google Cloud para desenvolvimento de Dapps
- Importante site de mídia cripto CCN é desativado e culpa atualização do Google por perda de visibilidade