Empresa de TI ajuda profissionais de saúde a combater ransomware de criptomoeda em meio ao coronavírus
Uma empresa de segurança cibernética começou a oferecer ajuda gratuita a prestadores de serviços de saúde vítimas de ransomware de criptomoeda.
À medida que a nova crise de coronavírus continua, uma empresa de segurança cibernética começou a oferecer ajuda gratuita a prestadores de serviços de saúde que são vítimas de ransomware de criptomoedas.
De acordo com um anúncio em 18 de março, a empresa de segurança cibernética, Emsisoft, fez parceria com a empresa de resposta a incidentes, Coveware, para permitir acesso gratuito a serviços relacionados a ransomware, sem nenhum custo para os prestadores de serviços de saúde.
A iniciativa visa operacionalizar as organizações impactadas no menor tempo possível, para reduzir ao mínimo o impacto no atendimento ao paciente.
“A tempestade perfeita”
Segundo a empresa, os ataques de ransomware têm um aspecto sazonal, com o número de incidentes aumentando durante os meses de primavera e verão.
A Emsisoft também sugere que, este ano, o pico poderia ser mais pronunciado do que o habitual devido às possíveis vulnerabilidades do sistema, introduzidas pelos ambientes de trabalho remotos.
Brett Callow, analista de segurança da Emsisoft, disse ao Cointelegraph que, na grande maioria dos incidentes de ransomware, o vetor de ataque é um email ou uma solução de acesso remoto protegida incorretamente, acrescentando:
“Prevemos um aumento nos incidentes de ransomware que podem exceder significativamente os picos sazonais típicos e, infelizmente, podem coincidir com o pico do COVID-19. Uma tempestade perfeita.”
No final do ano passado, a Emsisoft divulgou um relatório alegando que, em 2019, pelo menos 764 profissionais de saúde foram impactados pelo ransomware. Agora, a empresa sugere que, com a pandemia em andamento, esses ataques “poderiam derrubar o equilíbrio e resultar em uma perda significativa de vidas”.
Gráfico de casos de ransomware relatados por mês. Fonte: Emsisoft
Como as apostas são mais altas do que o habitual, as empresas oferecerão análise técnica do desenvolvimento de ferramentas de ransomware e descriptografia gratuitamente. Como último recurso, os serviços gratuitos também incluem negociação de resgate, manipulação de transações e gerenciamento de recuperação de dados de pagamento pós-resgate com uma ferramenta de descriptografia personalizada.
O relacionamento do ransowmare com o Bitcoin
O ransomware é um risco crescente em uma economia que está se tornando cada vez mais dependente da tecnologia para fornecer bens e serviços. Em uma reunião recente, o Senado dos Estados Unidos examinou novas medidas para aprimorar a segurança cibernética interna, incluindo o tratamento de ransomware.
Recentemente, um grupo de hackers particularmente oportunistas começou a espalhar ransomware alegando que o software que eles estão enviando fornece informações sobre a disseminação do coronavírus.