Empresa de TI Fujitsu constrói infraestrutura experimental de liquidação de blockchain para nove bancos japoneses
A firma de TI japonesa Fujitsu desenvolverá a base de um sistema de acordos experimentais usando uma moeda digital desconhecida para movimentar fundos.
A multinacional japonesa de equipamentos e serviços de TI Fujitsu construirá uma plataforma interbancária de liquidação usando a tecnologia blockchain como parte de um projeto conjunto com nove bancos domésticos, informou a Cointelegraph Japan na segunda-feira, 29 de outubro.
Com o objetivo de “confirmar a viabilidade da tecnologia blockchain”, o teste da plataforma está sendo orquestrado pela Rede de Compensação de Pagamentos dos Bancos Japoneses, também conhecida como Zengin-Net, um comunicado de imprensa confirmado.
Como parte do desenvolvimento, a plataforma usará uma “moeda digital” sem nome para fazer assentamentos.
De acordo com o comunicado, a Fujitsu “alavancará adicionalmente a plataforma P2P de transferência de dinheiro desenvolvida no (ano) ano fiscal de 2017 com três grandes bancos para gerar as transferências de dinheiro para outros bancos que acionarão a liquidação da transferência interbancária”, acrescentando:
“Ao participar deste projeto, a Fujitsu pretende estabelecer uma nova plataforma que utiliza tecnologia de ponta para ajudar a concretizar uma sociedade sem dinheiro.”
A empresa está envolvida no desenvolvimento técnico de blockchain há algum tempo, lançando no ano passado uma ferramenta que facilita transações mais rápidas para o Hyperledger Fabric, a solução de blockchain empresarial da Linux Foundation. Em junho, a Fujitsu também lançou um sistema de armazenamento de dados baseado em blockchain para a tokenização de estratégias promocionais tradicionais de varejo, como cupons e pontos de fidelidade.
O Japão continua a ver várias iniciativas bancárias de blockchain surgirem de suas principais entidades, com o SBI Group no início do mês estreando um sistema de liquidação que usa o Ripple (XRP) como meio de transferência.