É seguro comprar Bitcoin e outras criptomoedas via P2P?
Vendedores atuam em negociações diretas que dispensa o uso de plataformas como exchanges
Dentre as diferentes formas de comprar Bitcoin no mercado, a negociação P2P ainda é desconhecida para alguns investidores. Nesse tipo de negociação, a compra e venda de criptomoeda acontece de forma direta, sem a necessidade de intermediários como exchanges.
Nesse tipo de negócio chamado Peer-to-Peer (Pontoa-ponto em sua tradução), o processo de compra e venda acontece em troca de mensagens com vendedores P2P. Ao contrário de livro de ofertas com preços pré-determinados em plataformas, na negociação direta P2P o valor da criptomoeda é cotado no momento da negociação entre as partes.
Os vendedores podem atuar de forma independente, ou ainda podem oferecer os serviços de venda e compra de criptomoedas através de plataformas voltadas para a negociação P2P. A Binance, por exemplo, possui uma plataforma exclusiva para a negociação P2P de criptomoedas. Além disso, existe a LocalBitcoins, que reúne anúncios de vendedores e compradores.
Considerado um dos maiores vendedores de criptomoedas do Brasil na modalidade P2P, Michel Lopes Del Sent, tamb´ém conhecido como Michel P2P, diz que a rapidez na tratativa é uma das vantagens em negociações do tipo. Para o vendedor, o tratamento diferenciado na negociação permite a confirmação de transações de forma mais rápida.
“A negociação P2P atende cada cliente de forma única e direta, logo o tempo hábil é menor.”
Comprar Bitcoin P2P
A compra e a venda de Bitcoin via P2P acontece através negociação direta com o vendedor. Inicialmente o investidor deve cotar o valor que será pago pela fração que ele deseja comprar da criptomoeda.
Com um tempo limitado para aceitar a cotação, a fração de criptomoeda é enviada para o comprador após a verificação do comprovante de transferência de dinheiro. Dessa forma, o vendedor P2P conclui a compra de Bitcoin de forma simples e segura.
Michel P2P lembra que é necessário esperar a compensação do depósito em dinheiro, no caso da venda de Bitcoin para investidores. Por outro lado, quando o P2P compra criptomoedas, o dinheiro é enviado depois que o saldo é confirmado na carteira.
“Toda negociação com um P2P conhecido no mercado é bastante simples. Um cliente interessado em comprar criptomoedas cota sobre o valor ou quantidade desejada, e caso aceite a cotação, faz o pagamento. O vendedor P2P espera este pagamento compensar, e em seguida, envia as criptomoedas. O processo também pode ser invertido, onde o P2P recebe as criptomoedas cotadas e em seguida faz o pagamento em dinheiro ao cliente.”
Michel P2P oferece 323 tipos de criptomoedas (Reprodução/site)
Como evitar golpes
O vendedor de criptomoedas Michel P2P alerta para golpes envolvendo a venda direta de Bitcoin no mercado. Sendo assim, investidores interessados na modalidade devem procurar vendedores P2P com referência.
Além disso, todo cuidado deve ser tomado para que a negociação de criptomoedas aconteça em segurança. Michel P2P diz que além de referências, golpes com falsos vendedores podem resultar em perdas para interessados em comprar Bitcoin.
“De forma geral, comprando apenas com P2P com referências. Porém, golpistas se passam pelos P2P famosos, e infelizmente cabe ao cliente saber pesquisar.”
Considerado Número 1º do Catálogo P2P, o vendedor de criptomoedas Michel Del Sent prefere atender aos clientes através do WhatsApp. Dessa forma, ele previne golpes que podem acontecer através da rede social.
“Eu nunca atendo por Facebook, mas converso e respondo dúvidas por lá, mas quando é pra fechar um negócio, eu só recebo pelo Whatsapp. Um dos motivos é que o Facebook permite a criação de perfis falsos. E as pessoas podem nem se tocar que estão falando com um golpista. Já o Whatsapp exige que você tenha seu número de telefone exposto, onde você pode verificar nas referências do P2P.”
Catálogo P2P exibe ranking de melhores vendedores (Reprodução)
Segurança
Uma das formas de garantir a segurança através deste tipo de negociação é através de informações sobre o vendedor P2P. O site Catálogo P2P pode ser considerado um local onde existe informações sobre vendedores de Bitcoin de confiança.
De acordo com Michel P2P, iniciar a negociação com pequenos valores pode ser uma forma de atestar a reputação de um vendedor de criptomoedas. Com negociações rápidas, a demora em enviar ou receber valores via P2P pode indicar um vendedor com pouca credibilidade.
Em alguns casos, a demora na conclusão da negociação de criptomoedas via P2P pode estar relacionada a “terceirização” do serviço. Sem saldo suficiente para atender a demanda, alguns vendedores de Bitcoin podem solicitar tal valor para outro vendedor sem que o investidor saiba.
“Uma forma simples de conhecer um bom P2P é sempre negociar valores pequenos com ele, e ver como é o seu comportamento. Se um P2P demora pra enviar valores pequenos, imagine só valores grandes? Às vezes, tem P2P que não detém as criptomoedas em pronta entrega e terceiriza com outros vendedores, que podem acabar o deixando na mão. Isso é um risco altíssimo pro cliente, pois ele precisa receber o que pagou imediatamente.”
Catálogo P2P
O Catálogo P2P serve para apresentar vendedores de Bitcoin de acordo com sua reputação fornecida por clientes. Desse modo, é possível conferir quantos votos cada vendedor conseguiu alcançar nas negociações de compra e venda de criptomoedas.
No caso do Michel P2P, ele lidera o ranking da plataforma. Além disso, o vendedor disponibiliza 323 criptomoedas diferentes em seu portfólio. De acordo com o CEO do Catálogo P2P, Carlos Missé, a plataforma fornece um ranking de reputação de acordo com as negociações de cada vendedor.
“O Catálogo P2P pode auxiliar o comprador fornecendo um ranking de reputação, onde o comprador pode filtrar e encontrar o vendedor que melhor atenda suas necessidades e entrar em contato direto para comprar criptomoedas.”
Missé fala que comprar Bitcoin via P2P pode ser menos burocrático que outros tipos de negociação. Além disso, o CEO e programador recorda que a disponibilidade do vendedor P2P pode ser maior que em exchanges.
“Normalmente negociação P2P exige menos burocracia e tem mais flexibilidade de horários e valores, além de as criptomoedas irem direto para a carteira do comprador e não para carteira de terceiros.”
A negociação P2P deve ser realizada com vendedores conhecidos pelo mercado. Por dispensar intermediários, esse tipo de compra e venda de Bitcoin requer cuidados. O CEO do Catálogo P2P ensina passo a passo como funciona uma negociação de criptomoeda nesta modalidade, confira:
“A negociação P2P é feita diretamente entre comprador e vendedor, sem intermediários. Cada vendedor tem seu método próprio, mas acredito que basicamente seria:
- O comprador entra em contato com o vendedor P2P para comprar a criptomoeda
- O vendedor passa o valor em reais para a quantidade desejada
- O comprador aceita o valor
- O vendedor P2P pede os dados do comprador para compliance/KYC
- Estando tudo certo com o comprador, o vendedor P2P passa os dados para o comprador enviar os reais
- Após os reais serem enviados, o vendedor P2P envia as criptomoedas para o endereço do comprador.”
Leia Mais:
- Índia lidera recordes de volume P2P entre mercados emergentes
- Hackers do Twitter tentam lavar fundos por meio de plataformas P2P e jogos de azar
- Binance oferece criptomoedas de graça e brindes em webinar sobre como comprar Bitcoin via P2P
- Empresa de economia compartilhada para aviação executiva começa a aceitar pagamentos em Bitcoin no Brasil
- Wesley Snipes está lançando um fundo tokenizado de US$ 25 milhões para filmes
- Sem Bitcoin para as pessoas ainda já que a GBTC retira a aplicação da SEC
- Economista Joseph Stiglitz: Só um louco confiaria no Libra do Facebook