Caiu na malha fina? Receita Federal envia carta para 334 mil brasileiros

Brasileiros começam a receber carta enviada pelo Fisco nesta quinta-feira (29).

Mais de 334 mil brasileiros devem receber a partir desta quinta-feira (29) uma carta da Receita Federal avisando sobre o processo de malha fina nas declarações de imposto de renda de 2020.

Nesse caso, a malha fina comunicada por carta representa apenas declarações de pessoas físicas, que começaram a ser notificadas pela Receita Federal. Dessa forma, o contribuinte deverá revisar a declaração entregue ao Fisco, que pode ter pendências sobre os valores declarados.

Assim, o aviso enviado por carta pela Receita Federal diz respeito a pequenas distorções na declaração, que o próprio usuário pode resolver através do preenchimento de um formulário. Além desses casos, existem declarações que não foram aceitas, e a Receita Federal já intimou alguns usuários para prestarem esclarecimentos sobre a declaração.

Malha Fina

A “malha fina” é conhecida como um processo de averiguação de informações prestadas por contribuintes na declaração de imposto de renda. Anualmente, milhares de brasileiros recebem notificações sobre correções que devem ser feitas na declaração.

Na maioria dos casos, os avisos da malha fina estão relacionados à informações imprecisas ou dados que faltaram na declaração de imposto de renda. Segundo a Agência Brasil, o envio de cartas pela Receita Federal durará apenas quatro dias, e terminará no próximo domingo (1).

No entanto, a agência diz que contribuintes que foram intimados e ou notificados de outra forma pela Receita Federal sobre a declaração de 2020 não devem receber tal comunicado, voltado apenas para declarações que podem ser autorreguladas.

“As cartas serão enviadas até o dia 1º somente para contribuintes que podem autorregularizar-se e evitar autuações futuras. Quem foi intimado ou notificado pela Receita Federal a prestar esclarecimentos não receberá a correspondência.”

Receita Federal

No total, 334.338 pessoas devem ser notificadas pela Receita Federal nos próximos dias sobre a autorregulação na declaração de imposto de renda de 2020, que pode evitar multas para os contribuintes.

Antes de receberem a carta sobre o aviso do Fisco, os usuários podem consultar o extrato de declaração do imposto de renda através da página da Receita, sendo que não é necessário comparecer até uma unidade do órgão para que a pendência seja resolvida.

“A correção pode ser feita por declaração retificadora, sem a necessidade de comparecimento a postos de atendimento da Receita.”

Assim, logo após ser notificado o contribuinte deve apresentar a declaração retificadora para a Receita Federal, ou poderá pagar multas relacionadas a declaração do imposto de renda em 2020.

Além disso, usuários que não retificarem as informações podem ser intimados pela própria Receita Federal.

“Caso a declaração retificadora não seja enviada, o contribuinte será formalmente intimado e estará sujeito a autuação fiscal e a cobrança de multas.”

Leia Mais:

 

Você pode gostar...