Irlanda faz seu primeiro leilão de criptomoedas confiscadas pela Justiça
Criptomoedas à venda foram apreendidas pelo governo em operação que investigou esquema de tráfico de drogas na deep web.
Segundo publicação da empresa de leilões Wilsons Auctions, o governo da Irlanda irá realizar o primeiro leilão de criptomoedas confiscadas da história do país.
Frequentemente, autoridades de diferentes países apreendem criptomoedas em investigações de crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou ataques de hackers.
Geralmente, esses ativos digitais confiscados ficam em poder do governo por um longo período, mas alguns países já começaram a realizar leilões dos ativos.
No que será o primeiro leilão público de criptomoedas apreendidas na República da Irlanda, a Wilsons Auctions colocará cerca de US$ 125.000 em Bitcoin à venda.
Todas as criptomoedas em disputa pelos licitantes foram apreendidas pelo governo federal da Bélgica em uma operação que investigou um esquema de tráfico de drogas na deep web.
Esta não é a primeira vez que a Wilsons Auctions realiza um leilão de criptomoedas apreendidas. A empresa administrou o primeiro leilão público de Bitcoin em fevereiro de 2019.
O leilão online será gerenciado na filial de Dublin da empresa na terça-feira, 24 de março, e durará 24 horas.
Ao contrário dos leilões desse tipo que ocorrem nos EUA, este é acessível a muito mais pessoas. Os lotes serão divididos em diferentes quantidades, variando de 0,25 BTC a 1 BTC.
Além do Bitcoin, outras criptomoedas que serão leiloadas incluem Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin Gold (BTG).
O executivo de Recuperação de Ativos nos Leilões da Wilsons, Mark Woods, comentou:
“A Wilsons Auctions tem o prazer de realizar seu próximo leilão de bitcoin apreendido, ainda mais porque este será o primeiro de seu tipo na Irlanda. O formato se tornou popular entre nossos clientes, que podem fazer lances on-line e comprar criptomoedas em uma casa de leilões estabelecida e confiável, em vez de utilizar trocas on-line, o que pode ser um processo arriscado e assustador.”
Woods afirmou que a empresa ofereceu orientação aos investidores durante todo o processo, para permitir que investidores iniciantes e experientes tivessem a mesma chance na licitação.
O diretor de recuperação de ativos da empresa, Aidan Larkin, disse:
“Nosso trabalho de Recuperação de ativos resultou em solicitações de assistência de várias agências policiais, órgãos governamentais e profissionais de insolvência em todo o mundo, pedindo nossa ajuda para gerenciar ativos apreendidos, com as criptomoedas sendo uma das mais prevalentes devido aos requisitos complexos de protegê-la.”
Muitos participantes ainda possuem dúvidas quanto ao processo de arremate do leilão. A empresa afirmou:
“A transferência ocorrerá o mais breve possível, uma vez recebido o pagamento liberado. Nenhuma transferência começará até confirmarmos o recebimento de todos os saldos finais. Os licitantes vencedores receberão instruções particulares em relação à transferência de criptomoeda; no entanto, é essencial que você tenha um endereço público pronto para receber o saldo ao receber instruções. As transferências de criptomoeda só podem ser feitas de segunda a sexta-feira entre as 10:00h e as 16:00h.”
A Wilsons Auctions tem mais de 80 anos de experiência no gerenciamento de leilões de uma ampla variedade de ativos, de carros de luxo a mercadorias de design. Até o momento, a empresa realizou mais de US$ 130 milhões em ativos apreendidos para agências de aplicação da lei, profissionais de insolvência e agências governamentais.