Iota e empresa de IoT Evrything fazem parceria para aumentar a transparência na cadeia de fornecimento de bens de consumo
As duas entidades estão integrando suas soluções para proporcionar maior transparência às cadeias de suprimentos no setor de bens de consumo.
A Iota e a empresa de internet das coisas (IoT) Evrythng anunciaram uma parceria para combinar e aplicar suas tecnologias de ledger distribuído e IoT para fornecer maior transparência para as cadeias de fornecimento de bens de consumo. A notícia foi revelada em um comunicado de imprensa em 17 de abril.
De acordo com o comunicado de imprensa, o foco da Evrythng é implementar as tecnologias IoT e DLT para criar identidades únicas, interativas e rastreáveis para produtos de consumo, com o objetivo de promover maior transparência tanto para as partes interessadas quanto para os consumidores.
A parceria supostamente verá o hub de integração de blockchain de Evrythng expandido para incluir integrações com o protocolo de ledger distribuído da Iota, conhecido como Tangle.
O Tangle é diferente da blockchain, pois não usa “blocos” ou mineração, mas é construído sobre um grafo acíclico dirigido (DAG), um sistema topologicamente ordenado no qual diferentes tipos de transações são executados em diferentes cadeias na rede simultaneamente.
Ambos os parceiros destacam a falta de transparência e confiança que afeta o atual sistema de cadeia de fornecimento de bens de consumo, dada a dependência de intermediários centralizados que podem potencialmente omitir ou adulterar os dados sobre a origem e proveniência dos produtos.
Ao incluir integrações Iota no hub de integração blockchain da Evrythng, a colaboração terá como objetivo alavancar o ambiente confiável, sem permissão e descentralizado da Iota e a estrutura de microtransações para enfrentar esses desafios.
Dominique Guinard, cofundador e CTO da Evrythng, disse que o protocolo da Iota, focado em IoT, público e sem permissão, facilitará a interoperabilidade entre produtos e dispositivos em escala.
Uma postagem de blog publicada pela Iota em 17 de abril descreveu as abordagens que os dois parceiros vêm adotando, por meio dos quais os dados são coletados e anexados à identidade digital de um produto e, simultaneamente, colocados em hash e armazenados no Tangle da Iota. A postagem informa que os consumidores poderão escanear os produtos digitalizados com um smartphone para mostrar os dados relevantes.
Como o Cointelegraph relatou anteriormente, a Iota buscou uma série de parcerias para implementar seu protocolo Tangle em diferentes aplicativos de IoT – incluindo cidades inteligentes, redes elétricas inteligentes para carros elétricos e ofertas nacionais no setor de energia.