Fundação IOTA investiga roubo de fundos em wallets Trinity
A IOTA Foundation anunciou uma investigação sobre relatos de roubos de IOTA, possivelmente vinculados à carteira da Trinity.
A Fundação IOTA emitiu um aviso sobre a carteira de moedas IOTA (MIOTA), possivelmente ligando os fundos roubados ao uso da carteira Trinity.
Depois que vários detentores de IOTA relataram a falta de moedas, a Fundação IOTA anunciou a suspensão de seu nó de rede, chamado Coordenador, enquanto a entidade explora a situação, informou uma atualização de status da IOTA em 13 de fevereiro.
O IOTA é executado em tangle, não blockchain
Um dos principais players na bull run de 2017, o IOTA se destacou como uma das poucas criptomoedas que não estão em blockchain. O ativo é executado em Tangle, usando a tecnologia Directed Acyclic Graph, ou DAG.
A Fundação da IOTA executa o Coordenador, um nó na rede para ajudar a impedir ataques. Embora a rede aparentemente ainda dependa do coordenador, a Fundação IOTA postou uma discussão sobre a eliminação do nó em um post de 2018.
Ativos das carteiras Trinity causam erros
No meio de 2019, a IOTA Foundation lançou a Trinity, uma nova carteira para armazenamento de IOTA.
Em 12 de fevereiro de 2020, uma atualização de status da IOTA instou os usuários a não abrir suas carteiras Trinity por enquanto, citando várias contas relatadas de IOTA roubadas.
No dia seguinte, depois de analisar o problema, a Fundação IOTA disse que os invasores provavelmente obtiveram as chaves privadas das vítimas. A fundação registrou aproximadamente 10 casos de roubo, todos envolvendo o uso da carteira Trinity.
A pesquisa de transações em rede também indica que apenas cerca de 50% das vítimas relataram casos à fundação na época do anúncio.
“Compartilharemos um relatório transparente e completo de todos os eventos assim que isso for concluído, pois agora limitaremos as informações que compartilhamos para não fornecer aos invasores informações adicionais”, disse a atualização, acrescentando que os dados até agora ainda não são totalmente conclusivos.
Este não é o primeiro problema do IOTA desde 2017. A rede teve vários problemas funcionais, incluindo uma queda na mainnet em dezembro de 2019.
A Cointelegraph entrou em contato com a IOTA Foundation para obter mais detalhes, mas não recebeu resposta até o momento.